- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Governo promove encontro entre grupo Wal Mart e citricultores

28/09/2009

Visando aprofundar mais ainda o processo de comercializa??o da citricultura sergipana, o Governo de Sergipe promoveu na ?ltima segunda, 21, em Boquim, mais um encontro do Grupo Wal Mart (que administra o Bom Pre?o) com citricultores, dirigentes de associa?es e de cooperativas de produtores, gestores municipais de agricultura e t?cnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecu?rio de Sergipe (Emdagro).

 

O diretor T?cnico da Emdagro, Jodemir Pires, destacou o esfor?o do Governo do Estado para a viabiliza??o de neg?cios comerciais entre agricultores e empres?rios, com o intuito de ampliar o mercado da laranja num momento em que existe uma retra??o mundial no consumo e na compra de suco. Ele ressaltou ainda que o di?logo estava cada vez mais se estreitando e que o grupo Wal Mart atendia a um chamado da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agr?rio (Seagri) para um entendimento com o setor.

 

O secret?rio de Estado da Agricultura, Paulo Viana, enfatizou mais uma vez as quest?es que envolvem as negocia?es, reafirmando a organiza??o do segmento como condi??o indiscut?vel para melhores negocia?es. ?N?o apenas no caso em pauta, mas para que sejam facilitadas outras vertentes de neg?cios, com outros empres?rios e outros grupos?, disse.

 

Paulo Viana tamb?m ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelos citricultores de Santa Luzia de Itanhi e Boquim. Liderados pelas secretarias Municipais, os produtores j? atendem 18 munic?pios com a distribui??o do suco na rede escolar, sendo garantida a distribui??o em mais 40 munic?pios a partir do in?cio do m?s de outubro.

 

Para o secret?rio de Agricultura de Santa Luzia de Itanhi, Daniel do Amor, ? imprescind?vel a parceria que est? acontecendo com a Seagri, atrav?s da Emdagro, na mobiliza??o dos citricultores, na assist?ncia t?cnica e no est?mulo a buscar mercados, citando como exemplo o encontro com o Grupo Wal Mart. Ele confirmou com dados a viabilidade da mobiliza??o de 1,3 mil citricultores, de Boquim e de Santa Luzia, que est?o comercializando, via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 3,88 mil litros de suco de laranja destinados ? alimenta??o escolar.

 

?A laranja ? esmagada, desdobrada e embalada em sach? pela empresa TropFruit e em Pet pela Empresa Sumo, redundando numa remunera??o l?quida para o citricultor de R$ 400,00 por tonelada de laranja, isso quando o mercado pagaria apenas R$ 180,00, entregando o produto ?s empresas. O Governo j? sinalizou a aquisi??o de 1,1 mil litros de suco, e tudo tem se tornado vi?vel gra?as ? coes?o dos citricultores dos dois munic?pios, que via associa??o conseguem um ganho at? ent?o nunca imaginado. Estamos buscando novos mercados, pois o suco ? de excelente qualidade, de sabor aprovado pelos estudantes e por quem j? provou e desejamos atingir todo o mercado sergipano e do Nordeste?.

 

O diretor do Grupo Wal Mart, Radi Cavalcante Batista, falou das pretens?es de com?rcio e solicitou um levantamento real da produ??o, dos quantitativos que os citricultores poderiam disponibilizar e a periodicidade da entrega, revelando a disposi??o de com?rcio seguro e ininterrupto com  categoria seja por meio de associa??o ou cooperativa.

 

As tramita?es de neg?cios passar?o pelas condi?es de cada associa??o ou cooperativa no que se refere ao aspecto legal de cada unidade, definindo-se a partir disso os pre?os da laranja in natura, as condi?es de fornecimento e os acordos para o in?cio propriamente dito da parceria comercial.

 

Fonte: Ag?ncia Sergipe de Not?cias


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 350
Total: 3.920.587
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/