- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretaria de Agricultura não fez nada pelos citricultores

13/11/2009

 

O citricultor Jos? Trindade, ex-prefeito de Boquim, continua reclamando da falta de aten??o do governo do estado em rela??o aos citricultores. Segundo ele, em entrevista na manha desta quinta-feira (12), ao radialista George Magalh?es, no programa Liberdade sem Censura, ?a situa??o da citricultura n?o mudou em nada, apenas resolveram dar um paliativo para os catadores de laranja, mesmo assim, isso foi feito pela secretaria de Assist?ncia Social. A Secretaria de Agricultura n?o fez nada pelos produtores?, disse ele. Para Trindade, a secretaria de Agricultura ? inerte.

 

Segundo afirma?es de Jos? Trindade, a secretaria de Agricultura insiste em ver um quadro diferente da real situa??o dos citricultores do estado. Trindade afirma n?o haver ?nimo para a realiza??o da ?Festa da Laranja?, pois o clima ? de luto entre os produtores rurais. A regi?o sempre foi pr?spera, hoje ? o inverso de anos atr?s. N?o havia mis?ria em Boquim, hoje tem para todos os lados. O clima entre os produtores ? de luto, afirmou Trindade.

 

As pol?ticas de incentivo ? agricultura do estado s?o ineficazes, tornando a citricultura ineficiente. A produ??o de laranjas do estado ? muito menor que h? vinte anos atr?s. Para um estado que era o segundo maior produtor de laranjas do pa?s, perder sua citricultura ? uma cat?strofe. Sergipe j? chegou a exportar US$ 47 milh?es em suco processado, hoje n?o passa de US$ 30 milh?es.

 

?As pragas n?o atingiram os laranjais de Sergipe, por merc? de Deus, pois n?o existe no estado nenhum tipo de a??o de pesquisa, ou aux?lio ao produtor laranjeiro do estado, que continua perdendo e est? com a citricultura ineficiente. Enfim, morta?, desabafou Trindade.

 

O secret?rio de Estado da Agricultura, Paulo Viana, discordou das afirma?es feitas por Jos? Trindade. Viana disse que estado de Sergipe est? atendendo os pedidos dos citricultores e agricultores de v?rias culturas.

 

O secretario afirmou que o pr?prio Estado compra suco produzido pelos sergipanos e o distribui na merenda escolar das escolas estaduais, o que promove incentivo ? produ??o laranjeira no estado. Viana disse que o governo est? atendendo os pedidos dos citricultores, mas que as dificuldades n?o s?o apenas em Sergipe, e sim em todo o pa?s, onde a citricultura est? falida.

 

Segundo Paulo Viana, o estado de Sergipe est? na linha de frente na ajuda aos produtores de laranja. Ele afirma que h? uma falta de organiza??o dos produtores e que as medidas tomadas para dar suporte aos produtores rurais, n?o est?o sendo resumidas aos laranjeiros, tamb?m para v?rias outras culturas. Viana explicou que os pre?os da laranja s?o regidos ela Bolsa de Valores, o que n?o pode ser controlado pelo estado. ?A secretaria de Agricultura est? desenvolvendo as atividades para proteger a citricultura sergipana?, garantiu Viana..

 

Munir Darrage com www.marciorocha.net

 

Fonte: Fax Aju - Aracaju/Agrolink


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 529
Total: 3.922.098
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/