- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Deputado Mendes Thame (PSDB) intermedia encontro entre o ministro da Agricultura e o presidente da Associtrus

23/03/2010

 

 

Atrav?s do apoio pol?tico do deputado federal Ant?nio Carlos Mendes Thame (PSDB), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, recebeu o presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, nesta ter?a-feira (23/3), em Bras?lia.

Na pauta do encontro, quest?es relacionadas ao endividamento dos citricultores e ?s investiga?es de cartel que correm na SDE (Secretaria de Direito Econ?mico). ?Apresentamos ao ministro a principal causa do endividamento do produtor, ou seja, o cartel atuante da ind?stria de suco de laranja que, h? anos, expulsa pequenos e m?dios citricultores de sua atividade?, diz Fl?vio Viegas.

As propostas elaboradas pelo Grupo de Discuss?es sobre o Endividamento Citr?cola - que possui representantes dos governos de S?o Paulo, da Bahia e de Sergipe ? tamb?m foram encaminhadas ao ministro, que se mostrou empenhado em analisar as propostas e dar seq??ncia ?s solu?es que cabem ao Minist?rio. ?Apesar de muitas quest?es n?o dependerem apenas do Minist?rio da Agricultura, o apoio do ?rg?o ? fundamental para que os citricultores tenham respostas mais efetivas quanto ?s suas reivindica?es. O pr?ximo passo ? entrar em contato com o Banco do Brasil, com o Minist?rio da Fazenda e com os demais ?rg?os respons?veis por solu?es para a crise que assola o setor produtivo citr?cola de todo o pa?s, principalmente de S?o Paulo, o maior produtor mundial da fruta?, diz o deputado Mendes Thame, um dos maiores defensores do setor no cen?rio pol?tico federal.  

Dentre as propostas do Grupo de Discuss?es sobre o Endividamento Citr?cola est? a securitiza??o dos custeios agr?colas. ?O mais urgente para o setor ? a renegocia??o das d?vidas j? que o produtor est? sem condi?es de investir em seu pomar e continuar na atividade. Precisamos ter recursos para aproveitar as boas perspectivas da safra 2010, em fun??o da queda da safra da Fl?rida e da diminui??o dos estoques de suco?, diz o presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas.

Para o deputado Mendes Thame, o momento ? favor?vel ?s solicita?es dos produtores. ?Estamos em ano pol?tico, ? hora de cobrar solu?es e fazer com que as reivindica?es sejam atendidas, afinal a citricultura ? uma das principais atividades agr?colas do Brasil. Est? mais do que comprovado que existe uma profunda distor??o na cadeia produtiva de c?tricos, em preju?zo dos citricultores, que hoje est?o endividados e desmotivados. A remunera??o oferecida pela ind?stria n?o cobre os custos de produ??o e, muito menos, a remunera??o sobre o capital investido em terra, equipamentos e outros ativos. ? preciso uma a??o mais incisiva do governo federal, no sentido de re-equalizar os elos dessa importante cadeia produtiva. At? agora, o governo federal tem sido muito t?mido no que se refere ?s press?es sobre as ind?strias, o que tem permitido que elas continuem ?esmagando? o produtor?, diz Thame.

Mendes Thame - H? anos, o deputado Mendes Thame participa das lutas dos citricultores. Ele colaborou com a forma??o da Amcisp (Associa??o dos Munic?pios Citr?colas do Estado de S?o Paulo) e representa as reivindica?es do setor produtivo citr?cola nos minist?rios da Agricultura, da Justi?a, no Cade, na Secretaria Estadual da Agricultura, nas Comiss?es da C?mara Federal e do Senado. Participa constantemente de encontros e semin?rios promovidos pela Associtrus.  

 

 

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 529
Total: 3.922.098
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/