- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Saúde +


Saúde - A mecânica da laranja

04/11/2006

Quanto mais ?cida for a laranja, maior ? o seu conte?do de vitamina C. Portanto, nada de ingerir apenas as docinhas. De vez em quando ? preciso fazer um pequeno sacrif?cio e encarar as menos gostosas. Veja quanto uma laranja pode fazer por sua sa?de. Encontrada o ano todo, a laranja pode entrar em pratos doces, salgados, virar suco, compota ou pudim.

Excelente fonte de pot?ssio, essencial para a boa forma??o do sangue e dos m?sculos, ? rica em betacaroteno, que previne o c?ncer e o infarto. A membrana branca que recobre a laranja cont?m muitas fibras e ajuda a combater o colesterol. Isso sem falar da subst?ncia que mais lhe d? fama: a vitamina C. A laranja tem outros usos, muito significativos hoje em dia. A casca ? um ingrediente muito usado em gel?ias e licores. Perfumes e ess?ncias s?o feitos a partir do ?leo essencial das flores e folhas.

O baga?o da laranja, n?o s? ? ?timo para o intestino humano (regulador do trato intestinal), como tamb?m ? empregado na produ??o de ra??o para gado. Ou seja, comer uma laranja com baga?o ? bom para combater a pris?o de ventre.

 Conte?do por unidade Cada laranja-p?ra cont?m:

Calorias: 62 kcal

Carboidratos: 15,4 g

Prote?nas: 1,2 g

Fibras: 3,1 g

Gordura: 0,2 g

 Pot?ssio:237 mg

Vitamina C: 69,7 mg

Os nutrientes da laranja s?o diferentes em cada tipo de fruta. No entanto, em m?dia, todas cont?m sais minerais, principalmente c?lcio, pot?ssio, s?dio e f?sforo.

E esbanjam vitaminas do complexo B. E ainda: vitamina A e, como todos sabem, C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa).

 Segundo Dr. Paulo Giorelli, m?dico nutr?logo e Diretor Cient?fico da ABRAN (Associa??o Brasileira de Nutri??o), "se voc? est? fazendo qualquer tipo de restri??o cal?rica, aconselha-se n?o tomar o suco da fruta, pois a ele estar? multiplicado em torno de 4 vezes o valor cal?rico, uma vez que para um copo de suco utiliza-se em m?dia 4 laranjas (de prefer?ncia do tipo p?ra)". Para comprar as melhores, a primeira caracter?stica que voc? deve verificar ? se ela est? durinha, firme. Claro, laranjas murchas, com rugas ou manchas (a menos que sejam de ferrugem leve que, dizem, s?o as mais doces) denunciam que a laranja n?o est? boa. Furos, nem falar. Prefira tamb?m as laranjas mais pesadas, que t?m maior quantidade de suco. Para conservar o ?cido asc?rbico Mais conhecido como vitamina C, esse ?cido ? o nutriente mais importante da laranja. Vol?til, ele se perde progressivamente caso fique em contato com o ar. Isto quer dizer que seu suco, para conter essa vitamina, tem que ser feito e ingerido na hora. Ou ser acondicionado num vasilhame hermeticamente fechado. Calorias de cada tipo de laranja Tipos de laranja: lima, ba?a, p?ra, bar?o, seleta, laranja-da-terra, etc. S?o de casca fina e brilhante: lima, seleta e bar?o. S?o de casca rugosa, porosa e brilhante: ba?a, p?ra e da terra. T?m casca verde-clara, levemente amarelada: lima, seleta e bar?o. Tem casca amarelo-escura: da terra.

Calorias por unidade:

grapefruit branca 94

grapefruit vermelha 72

laranja-lima 48

laranja china 47

laranja-da-ba?a 86

laranja-da-terra 48

laranja-p?ra 62

laranja-seleta 48

laranja-seleta 48

lima-da-p?rsia 32

Ficha t?cnica

? ?poca: o ano todo

? Classifica??o cient?fica: fam?lia das Rut?ceas

? Laranja doce: Citrus sinensis

? Laranja amarga: Citrus aurantium

Fonte: AFP


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 528
Total: 3.922.097
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/