- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Clima favorece o aumento de doenças fúngicas nas plantações de laranja e limão

08/04/2010

Citricultores est?o em alerta devido ?s doen?as f?ngicas

As fortes chuvas desse ano est?o deixando citricultores da regi?o preocupados.

O clima tem favorecido a maior ocorr?ncia de doen?as f?ngicas nas planta?es de laranja e lim?o.

Devido a essas doen?as, os produtores t?m uma queda na produ??o e uma qualidade menor do que a esperada, o que acaba aumentando o pre?o do produto ao consumidor.

Os cuidados por meio dos citricultores devem ser redobrados, para n?o deixar que as doen?as acarretem na perda de toda a produ??o.

O engenheiro agr?nomo Roberto Aparecido Ferreira conta que as duas doen?as que mais atingem os pomares s?o as manchas pretas nos citrus e a tamb?m conhecida ?estrelinha?. ?Com as chuvas incessantes muitos citricultores deixam de pulverizar o pomar, acarretando ainda mais essas doen?as?, conta.

Ferreira diz que em Catanduva, as doen?as f?ngicas t?m aumentado bastante. ?Essas ocorr?ncias v?m de algum tempo, a perda na produ??o chega at? 20% para a laranja e aproximadamente 30% para o lim?o?, afirma Ferreira.

Ele alerta que muitas vezes os agricultores n?o aplicam os fungicidas tamb?m pelo alto custo. ?O monitoramento e a aplica??o t?m que come?ar desde o in?cio da florada, s? assim ? poss?vel controlar os ataques dos fungos ?s planta?es?, diz Ferreira.

Greening Outra doen?a que tamb?m ataca muito as planta?es ? o famoso greening. Segundo dados do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), o calor, umidade e chuvas aumentam as brota?es fora de ?poca e criam o ambiente prop?cio para a reprodu??o do ps?lideo Diaphorina citri, transmissor da bact?ria.

Apesar de pequeno, em m?dia 2 a 3 mm, ele provoca grandes estragos. Quando o psil?deo se alimenta de plantas doentes, ele adquire a bact?ria e transmite-a at? o final de sua vida para plantas sadias.

O pesquisador do Fundecitrus, Pedro Yamamoto, alerta que ? hora de intensificar o monitoramento nas propriedades. ?As inspe?es devem ser constantes e, assim que detectado o inseto, o controle deve ser realizado?, finaliza.

Como controlar o inseto Algumas a?es podem contribuir para o controle do inseto no pomar.

As principais s?o as armadilhas adesivas verdes ou amarelas, colocadas nas bordas das propriedades e talh?es distribu?das a cada 100 metros.

As inspe?es s?o fundamentais para encontrar os insetos.

Os adultos costumam ficar na face inferior da folha.

Caso haja brota?es, ? necess?rio checar a exist?ncia de ovos e ninfas, local onde os ovos s?o postos e as ninfas se desenvolvem.

O ideal ? fazer inspe?es semanais e monitorar 1% das plantas de cada talh?o, analisando, pelo menos, tr?s brota?es de cada planta.

Caso o citricultor encontre o inseto, ? necess?rio fazer a pulveriza??o com inseticidas de contato.

Os produtos qu?micos usados devem ser trocados de tempos em tempos para evitar o aparecimento de psil?deos resistentes.

 Conhe?a as doen?as mais comuns Mancha preta dos citros:

Ataca principalmente os frutos, tornando-os inaceit?veis para o comercio de fruta fresca. Pode atacar tamb?m as folhas e ramos, onde causa uma pequena mancha de cor cinza-escuro.

S?o nos frutos que os sintomas s?o mais vis?veis, causando manchas necr?ticas deprimidas, com bordas pretas e centro mais claro, variando de tamanho desde pequeninas pintas escuras at? les?es de 1 cent?metro de di?metro.

O fungo afeta todas as variedades de citros, exceto a lima ?cida Tahiti.

Existem algumas variedades com maior susceptibilidade como ? o caso dos lim?es verdadeiros Siciliano e Eureca.

O controle da mancha preta dos citros recomendado passa pela preven??o, utiliza??o de pr?ticas culturais e at? controle qu?mico com uso de fungicidas.

Estrelinha ou queda de frutos jovens A doen?a ? causada pelo fungo Colletotrichum acutatum que infecta os tecidos de flores e frutos jovens, provocando a queda prematura desses frutos.

Em flores infectadas, os primeiros sintomas aparecem, nas p?talas.

Ap?s o florescimento, os frutinhos rec?m formados amarelecem, destacam-se da base do ped?nculo e caem.

Os c?lices continuam crescendo, transformando-se numa estrutura dilatada, com as s?palas salientes, semelhantes a estrelas, da? a denomina??o da doen?a de "estrelinha".

Depois de cair, os frutos afetados pela doen?a permanecem desenvolvendo-se deformados, e pequenos, menores que 1 cm de di?metro.

Fonte: O Regional


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 529
Total: 3.922.098
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/