- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Na Agrishow, ministro critica reserva legal

30/04/2010
Wagner Rossi, da Agricultura, diz que s? um doido proporia um corte na produ??o do pa?s que ? o celeiro de alimentos. Ces?rio, o presidente da feira, aplaudiu o discurso e disse que agora vai cobrar do governo federal a reforma do C?digo Florestal.

Em discurso durante a abertura da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agr?cola em A??o), ontem, em Ribeir?o, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), fez duras cr?ticas ? substitui??o de ?rea agr?cola produtiva por ?rea de reserva legal. Por outro lado, defendeu a implanta??o de um programa de agricultura de baixo carbono como forma de preserva??o ambiental.

Precisamos mostrar que a agricultura pode produzir sem destruir, mas n?o ? arrancando 20% dos canaviais para fazer floresta, disse Rossi, no primeiro discurso oficial como ministro em Ribeir?o, cidade em que ele mora.

Al?m dele, tr?s ex-ministros da Agricultura que o antecederam -Reinhold Stephanes, Lu?s Carlos Guedes Pinto e Roberto Rodrigues- acompanharam a abertura da feira.

A reserva legal est? prevista no C?digo Florestal desde 1956. Um decreto presidencial de 2008 previa que, no ano passado, come?ariam a ser aplicadas san?es aos donos de propriedades rurais que n?o cumprissem a reserva de 20% de mata nativa, mas o prazo foi prorrogado at? 2011.

S? um doido pode propor que se corte produ??o num pa?s que ? o celeiro de alimentos do mundo, disse. Rossi chamou de vazios os discursos de parte de ambientalistas e disse que s? quem pode defender o ambiente ? o produtor. N?o venham nos dar aulas de como se protege o meio ambiente nos sal?es perfumados das elites de S?o Paulo, nos shoppings, venham aqui p?r os p?s na terra roxa de Ribeir?o.

Em entrevista ? Folha, o secret?rio de Estado da Agricultura, Jo?o Sampaio, adotou um tom mais conciliador, mas fez coro ao ministro. Na nossa regi?o temos fazendas consolidadas h? mais de cem anos, e querer recompor isso, deixando de produzir, n?o tem bom senso.

Ces?rio Ramalho, presidente da Agrishow e da Sociedade Rural Brasileira, disse que achou positivo o fato de o tema ter sido abordado durante a abertura e disse que vai cobrar a reforma do C?digo Florestal.

Fiquei muito contente que o ministro se sensibilizou, ent?o agora vamos cobrar dele. O presidente Lula, que tem toda a for?a que fala que tem, eu quero ver a for?a dele agora de bater na mesa e falar: vamos votar o C?digo Florestal, disse


(Folha de S.Paulo, 27/4/10)

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 426
Total: 3.918.824
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/