- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores criticam unio entre Citrosuco e Citrovita

15/05/2010
Al?m da concentra??o no mercado processador, produtores consideram inevit?vel o fechamento de f?bricas das companhias

RIBEIR?O PRETO - Mesmo considerando inevit?vel a uni?o entre Citrosuco e Citrovita, ap?s dois anos de rumores sobre a opera??o, representantes de entidades de citricultores criticaram a opera??o anunciada nesta tarde. Al?m da concentra??o no mercado processador - j? que a nova empresa ter? cerca de 50% da produ??o brasileira de suco e 25% da mundial - os produtores consideram inevit?vel o fechamento de f?bricas das companhias. Ambas possuem, por exemplo, f?bricas de suco em Mat?o (SP) e unidades muitos pr?ximas, como a unidade de Araras (SP) da Citrovita e de Limeira (SP) da Citrosuco.

"? mais concentra??o, mais desequil?brio no setor e mais preju?zo para os produtores e para o Pa?s", disse Fl?vio Viegas, presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus). "Acho que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica) n?o tem como aprovar essa opera??o", completou. Viegas disse que n?o h? como evitar o fechamento de unidades e lembrou ter alertado o Cade, na compra dos ativos da Cargill pela pr?pria Citrosuco, em 2004, sobre essa possibilidade na unidade de Bebedouro (SP), o que ocorreu no ano passado.

J? Marco Antonio Martins, diretor da mesa de citros da Federa??o da Agricultura do Estado de S?o Paulo (Faesp), disse lamentar a opera??o e admitiu que a fus?o das companhias n?o dar? op??o aos produtores. "A opera??o vai diminuir o poder de negocia??o do produtor, ampliar o controle das empresas sobre o suco e sobre a fruta, por isso lamentamos", disse. "Mas ? uma estrat?gia das empresas sobre a qual n?o podemos fazer muita coisa", completou.

Com a fus?o, as empresas ter?o, al?m das duas unidades em Mat?o, a de Araras e a de Limeira, uma em Catanduva e a fechada em Bebedouro, todas no Estado de S?o Paulo. A nova empresa herdar? ainda unidade em Lake Wales, na Fl?rida (EUA), da Citrosuco. O Grupo Fischer, dono da Citrosuco, produz ainda suco de laranja em Videira (SC) aproveitando a capacidade ociosa da unidade produtora de suco de ma??.


Fonte: Gustavo Porto, da Ag?ncia Estado

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1463
Total: 3.911.455
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/