- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citrosuco e Citrovita levam plano de fusão ao Cade

24/05/2010
C.F. e Gustavo Porto
Antes mesmo de protocolar no Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade) o pedido de avalia??o da fus?o entre Citrosuco e Citrovita, representantes das empresas se reunir?o hoje com conselheiros do ?rg?o de defesa da concorr?ncia.

Antes mesmo de protocolar no Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade) o pedido de avalia??o da fus?o entre Citrosuco e Citrovita, representantes das empresas se reunir?o hoje com conselheiros do ?rg?o de defesa da concorr?ncia. No encontro, pedido pelas companhias, ser? apresentado informalmente o desenho da uni?o que criar? a maior empresa mundial de processamento de suco de laranja.

A nova companhia gerar? um faturamento anual de R$ 2 bilh?es, deve processar 160 milh?es de caixas de laranja, ou cerca de 50% da safra brasileira, e desbancar? a Cutrale da lideran?a do mercado mundial, dominado pelo Brasil, com 80% das exporta?es. A Citrosuco ? controlada pelo Grupo Fischer, e a Citrovita, pelo Grupo Votorantim. A assinatura do acordo ocorreu na ?ltima sexta-feira.

A Citrovita informou que a reuni?o ser? uma visita de cortesia das empresas e que o protocolo oficial e formal junto ao Cade ser? feito dentro do prazo legal de 15 dias ap?s o anuncio p?blico da opera??o.

O Estado apurou que os representantes das empresas solicitaram tamb?m um encontro com o presidente do Cade, Arthur Badin, mas que este teria se recusado a participar antes da finaliza??o do protocolo. A avalia??o de Badin seria de que reuni?es anteriores ? formaliza??o seriam pouco produtivas, j? que, n o processo, as empresas ter?o oportunidades para encontros deste tipo.

A fus?o entre Citrosuco e Citrovita ocorre paralelamente ao processo ? avaliado h? mais de uma d?cada pelo Cade e por outros ?rg?os de defesa da concorr?ncia ? que apura suposta pr?tica de cartel. Em 2006, um acordo articulado entre o governo e as empresas para que o processo fosse encerrado com o pagamento de multa de R$ 100 milh?es foi vetado pelo Cade. Na ?poca, Badin era procurador-geral da Secretaria de Direito Econ?mico (SDE) e defendeu o acordo.

O presidente da Associa??o Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Fl?vio Viegas, adiantou que, quando consultada, a entidade ir? propor medidas restritivas ? fus?o da Citrosuco e Citrovita. Entre elas est?o a cria??o de uma empresa independente de log?stica para o transporte do suco entre as f?bricas e o mercado consumidor no exterior, incluindo a opera??o em portos, o que limitaria a verticaliza??o do setor.


20 de maio de 2010 | 0h 00
C.F. e Gustavo Porto - O Estado de S.Paulo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 338
Total: 3.920.575
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/