- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Rodrigues vê País sem estratégia de líder

11/06/2010
Anne Warth

Para o ex-ministro da Agricultura, agroneg?cio tem condi?es de abastecer o mercado mundial de alimentos e biocombust?veis

A redu??o das emiss?es de carbono foi um dos poucos temas capazes de unir o mundo ap?s a crise, e o agroneg?cio brasileiro tem a chance de liderar um processo de mudan?a geopol?tica global em dire??o a uma economia verde.

A avalia??o ? do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de agroneg?cio da Escola de Economia de S?o Paulo da Funda??o Get?lio Vargas (FGV), que participou do F?rum Estad?o Regi?es / Sudeste. ? a ?nica ponte, ainda um pouco nebulosa, mas n?s temos uma solu??o e uma resposta para isso. S? nos falta estrat?gia.

Rodrigues defendeu a expans?o do agroneg?cio e divertiu a plateia com suas explica?es sobre a import?ncia da Agricultura. Um exemplo: Rodrigues lembrou que o frango ? um ovo que a gente enche de milho e soja, que voa e tem bico, para depois acrescentar que para ser bom em frango tem que ser bom em milho, soja e ovo, e n?s somos bons em tudo.

O ex-ministro afirmou que o Brasil tem uma condi??o not?vel no agroneg?cio. Temos o fundamental: agroenergia e a melhor tecnologia agr?cola do mundo. Temos uma chance fant?stica de evoluir ainda mais. E, para ele, n?o h? vida sem Agricultura. Existe l? sem carneiro? Gravata de seda sem aquele bichinho que se alimenta de amora? Sapato sem couro? Papel n?o nasce na resma, quem planta? ? tudo agricultor, Agricultura, disse.

De acordo com o ex-ministro, o agroneg?cio representa 27% do PIB do Pa?s, 37% dos empregos e 42,5% das exporta?es brasileiras. H? dez anos, segundo ele, o Sudeste era respons?vel por 40% da produ??o total, e hoje, por 34%. No mesmo per?odo, a do Centro-Oeste saltou de 5% para 20%. A produ??o no Sudeste n?o caiu. Cresceu muito, mas cresceu mais em outras regi?es. O Brasil se expandiu e o agroneg?cio tamb?m, gra?as ? tecnologia e a produtores formid?veis. E temos um potencial de aumentar ainda mais as exporta?es.

Citando proje?es da Organiza??o das Na?es Unidas para Agricultura e Alimenta??o (FAO) , o ex-ministro disse que a popula??o mundial deve chegar a 9,1 bilh?es em 2050, ante 6,1 bilh?es em 2000. Ser?o 3 bilh?es a mais que ter?o de ser alimentados. Segundo ele, com a crescente urbaniza??o mundial, haver? menos gente para plantar e muito mais gente para consumir comida e energia.

O que falta para que o Pa?s assuma esse papel de lideran?a ?, acredita, estrat?gia, e n?o pol?tica agr?cola. Rodrigues disse, contudo, que o Minist?rio da Agricultura n?o disp?e dos instrumentos para implementar a pol?tica.

? o Minist?rio do Planejamento que faz o Or?amento; quem libera os recursos ? a Fazenda; o Banco Central estabelece os juros; a infraestrutura cabe ao Minist?rio dos Transportes; negocia??o internacional ? com o Itamaraty; a ?rea plantada com o Meio Ambiente; ?lcool ? Minas e Energia; tecnologia ? Ci?ncia e Tecnologia. E finalizou: A pol?tica est? pronta, mas implement?-la depende de uma estrat?gia nacional, que n?o temos.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 518
Total: 3.922.087
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/