- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Ministro vai discutir crise de citricultores

02/07/2010
O ministro da Agricultura e Pecu?ria, Wagner Rossi, vai marcar uma reuni?o com representantes da cadeia citr?cola para discutir, entre outros assuntos, renegocia??o de d?vidas, financiamentos e impasses com a ind?stria processadora de suco. A reivindica??o foi feita ontem por produtores do setor, que participaram de encontro com o ministro, no Sindicato Rural de Rio Preto.

O presidente da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus), Fl?vio Viegas, foi um dos representantes da cadeia que reivindicou ao ministro uma discuss?o sobre o setor. Produtores e ind?strias travam uma batalha sobre carteliza??o.

Viegas pediu que antes que o governo assine um Termo de Cess?o de Conduta (TCC), protocolado no Conselho Administrativo de Direito Econ?mico (Cade), o ministro assine um TCC com os citricultores, assegurando o verdadeiro Consecitrus (contrato-padr?o da citricultura) e uma indeniza??o aos produtores que tiveram os pomares erradicados em fun??o do cancro c?trico. ?As condi?es de mercado est?o melhores. ? preciso sentar e conversar, porque podemos melhorar a cadeia produtiva.?

O ministro tamb?m prometeu que dar? aten??o a assuntos como endividamento do produtor, seguro rural, c?digo florestal, forma??o de m?o de obra de trabalhadores da cadeia da borracha, entre outros apresentados ontem pelos produtores da regi?o Noroeste paulista.

Cr?dito
Desde ontem, os produtores de todo o Pa?s podem contratar cr?dito rural para a safra 2010/2011. O Plano Agr?cola ePecu?rio vai disponibilizar R$ 100 bilh?es ao segmento. Outros R$ 16 bilh?es ser?o destinados ? agricultura familiar. ?Al?m de ser um volume recorde, enquanto as taxas do mercado est?o aumentando, as do cr?dito rural permanecem, e algumas ainda foram diminu?das.?

Meio ambiente
O ministro destacou a import?ncia de reverter um conceito criado em rela??o ? agricultura, de que a atividade destr?i o meio ambiente. Segundo ele, em 20 anos a ?rea plantada cresceu 25% e a produ??o cerca de 150%. ?Essa cobran?a n?o ? real. Mostramos isso dando forte apoio econ?mico ?s pr?ticas agron?micas que preservam a natureza ao mesmo tempo em que aumentam a produ??o.?

Entre elas, citou a recupera??o de terras degradadas, inte-gra??o lavoura, pecu?ria e floresta, plantio direto na palha e plantio de florestas. ?Al?m do tradicional financiamento agr?cola, est?o sendo oferecidas vantagens em volume de dinheiro, taxas e prazos para essas pr?ticas?, disse.

Fonte: Di?rio da Regi?o - Liza Mirella

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 391
Total: 3.920.628
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/