- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Conab moderniza cálculo do custo de produção

06/07/2010
Patricia Meira

A Conab colocou na rua a nova metodologia de levantamento do custo de produ??o no campo

A Conab colocou na rua a nova metodologia de levantamento do custo de produ??o no campo. O m?todo revisado moderniza o sistema em uso desde a d?cada de 90, que se tornou obsoleto frente ao dinamismo da agropecu?ria e ao avan?o da tecnologia desenvolvida por empresas que atendem ao setor. Os novos custos de produ??o estar?o ? disposi??o no site da Conab a partir de setembro, e a planilha incluir? praticamente todos os gr?os, cria??o de su?nos e frango de corte, leite, vinho e produtos extrativistas.

Os crit?rios foram obtidos ap?s dois anos e meio de pesquisa com centenas de produtores, cooperativas, fabricantes de m?quinas e implementos agr?colas, universidades, institutos, assist?ncia t?cnica e ?rg?os p?blicos. No Rio Grande do Sul, pelo menos 15 representa?es p?blicas e privadas foram consultadas.

Entre os in?meros itens que foram reposicionados no pacote tecnol?gico, est?o tratores, colheitadeiras e implementos. A renova??o da frota ocorrida no maquin?rio agr?cola por meio de programas p?blicos como o Moderfrota e o Mais Alimentos, ocasionou a redu??o do valor residual considerado. Mais tecnologia, menor gasto em manuten??o.Por outro lado, com o encurtamento do ciclo produtivo, especialmente dos gr?os, implementos agr?colas que duravam 25 anos est?o sendo aposentados com 15 anos.

As mudan?as tamb?m consideraram fatores externos que interferem diretamente na produ??o como altera?es nas rela?es trabalhistas no meio rural, modifica?es nos marcos regulat?rios de mudas e sementes e no seguro rural, al?m da expans?o do uso de recursos h?dricos, como irriga??o.

Segundo Nildo Fernandes, da Ger?ncia de Custos de Produ??o da Conab, as modifica?es t?m o objetivo de auxiliar na tomada de decis?o do produtor sobre o sistema de cultivo e gest?o do empreendimento rural no caminho da efici?ncia econ?mica. Por outro lado, acrescenta, esses valores tamb?m s?o indicadores na defini??o de pol?ticas p?blicas como o estabelecimento dos pre?os m?nimos no pa?s. "Este custo ? uma estimativa importante para que o produtor veja se est? tendo rentabilidade e trabalhando adequadamente, e para que os governos possam se posicionar de melhor forma frente ?s demandas."

O pacote tecnol?gico, onde s?o determinados pesos e fatores de produ??o, deve ser atualizado novamente daqui a quatro anos. Contudo, o per?odo de corre??o de valores de insumos segue como ? atualmente. A cada dois meses, a Conab pesquisa os pre?os no mercado e lan?a prov?veis oscila?es.

Principais itens avaliados na forma??o dos valores

I) Custo Vari?vel
- Despesas de custeio da lavoura: opera??o com m?quinas e implementos, m?o de obra, encargos sociais e trabalhistas, sementes, fertilizantes, agrot?xicos e irriga??o.

- Despesas p?s-colheita: transporte externo, assist?ncia t?cnica e extens?o rural, e armazenagem.

- Despesas financeiras: juros.

II) Custo Fixo
- Deprecia?es e exaust?o: deprecia??o de benfeitorias, instala?es, m?quinas, implementos, e exaust?o do cultivo.

- Outros: m?o de obra, encargos sociais e trabalhistas e seguro do capital fixo.

III) Custo Operacional
- Renda de fatores: remunera??o esperada sobre capital fixo e terra.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 543
Total: 3.922.112
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/