- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtor e indstria discutem frmula para preo da laranja

27/07/2010
Fonte: Valor Econ?mico

Come?a nesta ter?a-feira (27) mais uma rodada de negocia??o entre produtores e ind?strias processadoras de laranja para discutir a metodologia de remunera??o dos citricultores. A proposta de uma f?rmula para se chegar ao pre?o da laranja ser? feita no ?mbito do Consecitrus - mecanismo que est? sendo montado para nortear a forma??o dos pre?os da fruta fornecida para a fabrica??o do suco, a exemplo do que acontece na cana (Consecana).

Representantes da Secretaria de Agricultura de S?o Paulo, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Federa??o de Agricultura e Pecu?ria do Estado de S?o Paulo (Fapesp) e da Associa??o Brasileira de Citricultores (Associtrus) participar?o do encontro junto com a Associa??o Nacional dos Exportadores de Sucos C?tricos (CitrusBR).

As ind?strias devem apresentar uma proposta que prev? a remunera??o da laranja a partir da quantidade de s?lidos sol?veis das frutas - mat?ria-prima para produ??o de suco de laranja. Al?m disso, as empresas devem "decompor" seus custos de produ??o at? chegar ao valor efetivo da laranja. A ideia ? que esses custos sejam verificados por empresas de auditoria para tentar dar mais "transpar?ncia" ao processo.

Apesar de algumas entidades de produtores se mostrarem dispostas a avan?ar com as negocia?es, a Associtrus ainda mant?m uma posi??o defensiva. O presidente do conselho deliberativo da Associtrus, Renato Toledo de Queiroz, diz que o la?o de confian?a formado entre a entidade e as ind?strias no in?cio das negocia?es foi rompido quando as empresas tentaram negociar junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade) um acordo para o fim das investiga?es da acusa??o de pr?tica de cartel.

"A estrat?gia ? legalmente correta, mas consideramos que faltou transpar?ncia das ind?strias por terem feito isso paralelamente a uma negocia??o que havia se iniciado", afirma Queiroz.

Para ele, a cria??o do Consecitrus resolve um problema das ind?strias e n?o dos produtores. Segundo ele, a cria??o de um modelo de remunera??o para a laranja poderia levar as empresas a fazer um acordo com o Cade para encerrar a investiga??o, sem indenizar os produtores. "Depois da atitude das empresas, a pauta de negocia??o precisa mudar", disse, mostrando pessimismo em rela??o ? reuni?o.

A Associtrus estaria resistindo a apoiar o Consecitrus, segundo fontes do mercado, por temer que o acordo seja usado pelas ind?strias como press?o para encerrar as discuss?es no Cade. Publicamente, a associa??o n?o admite ser contra, uma vez que defende h? anos um acordo sobre a remunera??o.

Pessoas envolvidas no processo dizem que a cria??o do Consecitrus n?o coloca fim ao processo de investiga??o do Cade, que ainda precisa ser julgado. A Associtrus espera pelo julgamento por acreditar que o ?rg?o de defesa econ?mica identificar? a pr?tica de cartel, abrindo espa?o para indeniza?es a produtores.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 405
Total: 3.918.803
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/