- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Pomares e hortas: Embrapa e OEA acertam intercmbio

17/10/2005
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa), vinculada aoMinist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento, e a Organiza??odos Estados Americanos (OEA), atrav?s da Funda??o Logros, assinar?o naspr?ximas semanas um termo de coopera??o que vai estender ao Uruguai aexperi?ncia dos quintais org?nicos de frutas, implantados pela Empresano Sul do Brasil, ao mesmo tempo em que beneficiar? comunidadesescolares do Brasil meridional, trazendo para c? experi?ncias exitosascom hortas, que a OEA/Logros desenvolvem nos pa?ses vizinhos (Uruguai eArgentina).

A experi?ncia da Embrapa com os quintais org?nicos de frutas tevein?cio h? cerca de dois anos, atrav?s da unidade de Clima Temperado(Pelotas ? RS), e coordena??o dos pesquisadores Enilton Fick Coutinho eFernando R. Costa Gomes.

At? agora, foram implantados 10 quintais em 2004 e 125 em 2005,superando a expectativa inicial de uma centena. Cada quintal ?constitu?do de 05 plantas de 12 esp?cies frut?feras, todas aclimatadas? regi?o, como p?ssego, citros, rom?, goiaba, mirtilo, ara??, pitanga,amora-preta, figueira e caqui, totalizando 60. plantas por quintal.

O trabalho beneficia comunidades do RS, SC e PR, especialmente gruposque necessitam maior apoio e amparo em termos de seguran?a alimentar,como assentados da reforma agr?ria, quilombolas, ind?genas e escolasp?blicas rurais e urbanas. As frutas produzidas podem ser colhidas deforma escalonada ao longo do ano. Al?m da diversifica??o das fontes denutrientes, as plantas podem ser tamb?m usadas para ch?s e medica??ocaseira, entre outras utilidades.

Em Livramento e Rivera, cidades-irm?s da Fronteira-Oeste do Brasil como Uruguai, a Embrapa Clima Temperado j? implantou 3 quintais. Aprop?sito, a unidade de Pelotas acaba de receber correspond?ncia dadiretora da funda??o Logros, Graciema Gancman, agradecendo aimplanta??o dos quintais e garantindo que os mesmos j? est?o produzindo"grande impacto" na regi?o de fronteira onde est?o instalados.

O interc?mbio - que ter? a interveni?ncia direta do Escrit?rio da OEAem Montevid?u - permitir? a troca de experi?ncias, a partir das a?esde implanta??o de hortas escolares em escolas p?blicas de regi?es maiscarentes, uma experi?ncia exitosa que a Funda??o Logros vem conduzindono Uruguai, Argentina e Brasil.

A partir do conv?nio, a curto prazo, ser?o implantadas tr?s hortas emeducand?rios p?blicos dos munic?pios de Pelotas, Piratini e MorroRedondo. As hortas diversificar?o e enriquecer?o as op?es de merendaescolar e servir?o como campo de observa?es, trocas, difus?o detecnologias e aprendizado para os pesquisadores da Embrapa,professores, alunos e comunidade escolar, beneficiando diretamente maisde mil pessoas no Brasil, no primeiro est?gio. Da mesma forma, osquintais brasileiros levados ao Uruguai ter?o id?ntica utilidade.

Cr?dito: Sady Mac?do Sapper (Embrapa)

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 745
Total: 3.918.187
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/