- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultores querem mais tempo para discutir Consecitrus

30/11/2010
Reunidos em Bebedouro, citricultores ligados Associtrus e representantes de sindicatos rurais chegam concluso de que a elaborao do Consecitrus deve ser cuidadosa e muito bem estudada.

Diretores da Associtrus, prefeitos de municpios citrcolas, representantes de sindicatos rurais e citricultores chegaram concluso nesta segunda-feira (29/11), em Bebedouro, que o Consecitrus no pode ser elaborado s pressas como tem sugerido a indstria de suco de laranja, nas reunies na Secretaria de Agricultura de So Paulo. ?No podemos comear um debate de trs pra frente. Cana no a mesma coisa que laranja. No adianta discutir estatuto antes de se levantar os benefcios para o produtor e antes de termos claro as vantagens que o Consecitrus trar para o setor?, observa o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, Jos Oswaldo Junqueira Franco ressaltando que ?a assinatura do protocolo de intenes foi precipitada?.

A necessidade de haver maior transparncia por parte das indstrias foi consenso dos mais de cem produtores que acompanharam o encontro ?O Consecitrus na viso dos citricultores?. ?As coisas no podem ser feitas na correria, na presso. Precisamos de um sistema que garanta, com clareza, uma distribuio justa na cadeia citrcola e que assegure a renda para o produtor?, observa o presidente da Associtrus, Flvio Viegas.

O presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga e representante da Faesp, Marco Antnio dos Santos destaca que ?o encontro foi importante para definir que todos querem que haja mais dilogo para chegar quilo que ser bom para ambos. Todos os pontos positivos e negativos devem ser questionados antes da assinatura de qualquer documento?.

A convite da Associtrus, o presidente da CitrusBr, Christian Lohbauer, participou do evento e em seu pronunciamento disse ?entendo que momentos do passado deixem os produtores com uma certa reserva mas, acredito que o Consecitrus seja a melhor forma de regular as relaes entre indstrias e produtores. Estamos dispostos a ouvir e a elaborar o Consecitrus a partir de um consenso?.

O vice-presidente da Associtrus, Douglas Kowarick, fez uma exposio a respeito do estudo do professor Marcos Fava Neves, do Markestrat, elaborado a pedido das indstrias, e apontou distores quanto a: tamanho da propriedade X eficincia; custo de produo operacional X custo total; custos da planilha da CitrusBR X custos Conab; dentre outros pontos. ?O objetivo do Consecitrus assegurar a renda do produtor. Ainda h muitos desafios como: falta de consenso entre os citricultores, falta de confiana nas propostas das indstrias, desequilbrio de foras e transparncia nas informaes. A Associtrus quer um Consecitrus transparente, com dados reais sobre oferta X demanda; planilhas detalhadas de custos das indstrias; ndices tcnicos; incluso de todos os produtos e subprodutos; levantamento do preo do suco na gndola; participao no preo CIF Roterdam proporcional aos custos e riscos; e tempo para mais estudos e discusses?, diz Douglas.

O encontro contou tambm com a presena dos prefeitos de Bebedouro, Joo Batista Bianchini, o Italiano, e de Cajobi, Dorival Sandrini; e do deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, Davi Zaia.


Clique e veja a galeria de fotos

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 714
Total: 3.918.156
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/