- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Centro de Citros do IAC lança Programa Laranja Nota 10

13/10/2005
O Centro de Citros ?Sylvio Moreira?, do Instituto Agron?mico (IAC), lan?ar? o programa cont?nuo de sele??o de laranjas-elite ? chamado Laranja Nota 10 ? durante o V Dia da Laranja, no pr?ximo dia 06 de outubro, ?s 11h20, em Cordeir?polis. O Programa cria estrat?gias de melhoramento que poder?o ser adotadas a partir das laranjeiras Nota 10, a fim de ampliar a base de informa?es sobre a sele??o de materiais gen?ticos promissores.

Com ativa participa??o de produtores, o objetivo do Programa ? fazer no campo a triagem de plantas altamente produtivas na citricultura paulista. ?Vamos abrir essa busca de material com o apoio do produtor. Existem materiais gen?ticos potencialmente bons por a?, que foram selecionados "naturalmente" pela citricultura e que poder?o compor, no futuro, uma base para novas matrizes?, afirma o pesquisador do IAC, Dirceu Mattos Junior.

Dentro do trabalho j? desenvolvido pelo Centro de Citros do IAC, o diferencial do Laranja Nota 10 est? na participa??o do produtor dentro de um concurso. ?A id?ia ? estimul?-lo, entusiasm?-lo e mostrar que temos not?cias boas para dar ? citricultura?, diz Mattos. No primeiro momento, os citricultores poder?o inscrever laranjeiras de matura??o precoce at? tardia que possam ser candidatas ao Programa. Ent?o as plantas inscritas ser?o caracterizadas, inicialmente quanto ? produ??o de frutos, e classificadas. De acordo com o pesquisador, as melhores ir?o integrar o grupo de plantas eleitas, que ter?o avalia??o mais detalhada. O acompanhamento ser? feito pelo Centro de Citros e seus colaboradores, como Coopercitrus, Fundecitrus, Gconci, Gtacc e Vivecitrus. O papel principal desses colaboradores ? estimular a participa??o do citricultor na inscri??o de uma planta que est? em sua propriedade e que pode ser uma candidata Nota 10. Criador e coordenador do Programa, o Centro de Citros do IAC ir? avaliar as melhores ?rvores e, transcorrido um ano, atribuir? o Pr?mio Laranja Nota 10 aos melhores materiais inscritos. Essa avalia??o ir? envolver os aspectos de produ??o de frutos e qualidade. Um selo ir? identificar o Programa e a planta Nota 10.

O grupo de citricultores participantes ter? acesso reservado ?s informa?es sobre produ??o e qualidade de frutos das laranjeiras, que ser?o avaliadas pelo per?odo de at? cinco anos no campo. Com essa intera??o, pretende-se estimular o produtor, que acompanhar? de perto o andamento do Programa.

O pesquisador explica que ao longo desse per?odo, essas ?rvores ser?o colocadas no sistema de produ??o e manuten??o de matrizes de citros do IAC, em Cordeir?polis, e em campos de demonstra??o em v?rias regi?es citr?colas. ?Quando o Programa tiver identificado as laranjeiras Nota 10, esse material deve passar por testes que diagnosticar?o a presen?a de pat?genos e atestar?o sua sanidade?, explica Mattos. Ap?s outros estudos as plantas poder?o ser inclu?das no sistema de produ??o de mudas comercial de S?o Paulo, que exige o registro de matrizes.

Apesar de a busca e a sele??o de materiais no campo n?o ser uma id?ia nova, esse Programa traz direcionamento na pesquisa que refor?a o melhoramento de citros, j? que h? anos o Centro trabalha, por exemplo, com sele??o de material introduzido no banco de germoplasma do IAC e na produ??o de h?bridos. O Programa Laranja Nota 10 tem a iniciativa e a coordena??o dos pesquisadores Eduardo Fermino Carlos e Jos? Dagoberto De Negri, juntamente com o grupo de melhoristas coordenado por Jorgino Pompeu Junior, todos do Centro de Citros do IAC, ?rg?o da Ag?ncia Paulista de Tecnologia dos Agroneg?cios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Cr?dito - Carla Gomes ? Assessora de Imprensa ? IAC

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 895
Total: 3.922.464
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/