- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cada vez mais concentrado.

30/08/2005
A Cutrale e a Citrosuco det?m quase 70% da produ??o brasileira de suco de laranja. A concentra??o preocupa os agricultores.

Bruno Della Latta


At? meados do ano passado, apenas cinco empresas controlavam 80% do com?rcio mundial de suco de laranja.

Todas possu?am f?bricas no Brasil e respondiam por 4,5% das exporta?es do agroneg?cio do pa?s. Se o mercado j? era concentrado, tornou-se ainda mais desde julho de 2004, quando a Cargill, quarta maior companhia do setor, anunciou a venda do seu neg?cio de suco de laranja no pa?s para a Cutrale e a Citrosuco, as duas maiores do ranking. Essas duas ind?strias passaram a produzir quase 70% do suco de laranja brasileiro e a deter 56% do mercado mundial.

Em maio deste ano, a Secretaria de Direito Econ?mico (SDE), do Minist?rio da Justi?a, e a Secretaria de Acompanhamento Econ?mico (Seae), do Minist?rio da Fazenda, emitiram pareceres sugerindo a aprova??o da venda. De acordo com os pareceres, essa opera??o n?o prejudicaria os agricultores envolvidos na cadeia de produ??o.

O caso ainda n?o foi julgado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade), mas os agricultores esperam que a venda da Cargill seja aprovada com restri?es, acompanhada de medidas que compensem a perda do seu poder de negocia??o. Os produtores afirmam que o fortalecimento das ind?strias se baseia na forma??o de um cartel. De acordo com os argumentos dos agricultores, as quatro grandes empresas ? Cutrale, Citrosuco, Coinbra-Frutesp e Citrovita ? determinariam n?o s? o pre?o da fruta pago ao agricultor como tamb?m o do suco vendido ao exterior. Segundo Fl?vio Pinto Viegas, presidente da Associa??o Brasileira dos Citricultores (Associtrus), o suposto cartel come?ou a tomar corpo em 1991, quando a Frutesp, que pertencia a uma cooperativa de produtores, foi vendida ao grupo franc?s Louis Dreyfus. A Frutesp pagava aos citricultores o mesmo valor dos concorrentes mais uma participa??o nos lucros. Isso gerava certa competi??o entre as ind?strias, e os pre?os variavam conforme a oferta e a procura.

Nessa ?poca, cidades rodeadas por pomares de laranja prosperaram no interior paulista. Bebedouro, conhecida como a capital da laranja, come?ava a tomar ares de cidade grande. Em pouco tempo o munic?pio ganhou avenidas largas e empreendimentos como um shopping center, um hotel cinco estrelas e at? um samb?dromo. No entanto, a queda no pre?o da laranja nos ?ltimos anos reduziu o ritmo de crescimento de Bebedouro.

Neste ano, houve uma melhora no pre?o da laranja negociado entre as ind?strias e os produtores. O valor da caixa de 40,8 quilos, vendida em m?dia a 3 d?lares em 2004, agora varia de 3,50 a 3,80 d?lares.

A alta foi provocada pela redu??o da safra paulista e pelos furac?es que, no ano passado, danificaram as planta?es do estado americano da Fl?rida, o segundo maior produtor mundial. Os citricultores brasileiros, por?m, n?o est?o satisfeitos. ?Nossos custos continuam muito mais elevados que o pre?o oferecido pelas ind?strias?, afirma Viegas.

A quebra da produ??o da Fl?rida deve favorecer o Brasil. De acordo com a Associa??o Brasileira dos Exportadores de C?tricos (Abecitrus), os embarques da safra 2004/2005 devem superar 1,4 milh?o de toneladas, ane a exporta??o de 1,3 milh?o de toneladas da safra anterior. Atualmente, a tonelada de suco concentrado congelado ? vendida a 850 d?lares. No entanto, s? com a mat?ria-prima, estima-se que uma ind?stria gaste 900 d?lares. A estrat?gia seria a de arcar com os preju?zos para impedir a entrada ou o retorno de concorrentes no mercado, como ensaiam fazer algumas empresas mexicanas. Apesar disso, a expectativa das ind?strias brasileiras ? continuar crescendo. Nos ?ltimos dez anos, as vendas de suco aumentaram 30%. ?N?o esperamos a mesma expans?o para os pr?ximos dez anos, mas, certamente, continuaremos crescendo a taxas moderadas?, diz Ademerval Garcia, presidente da Abecitrus.

(Texto publicado no Guia Exame 2005 ? Agroneg?cio, de agosto de 2005)

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 409
Total: 3.918.807
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/