- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Emdagro apreende 11 mil mudas de murta ornamental

26/08/2011
A planta a principal hospedeira do Greening, maior inimiga da citricultura. A apreenso foi feita em Boquim, Lagarto e Arau. As mudas foram destrudas

Com objetivo de proteger a citricultora do Estado, a Empresa de Desenvolvimento Agropecurio de Sergipe (Emdagro) est intensificando a fiscalizao na regio citrcola com vista a erradicao da Murta, planta ornamental principal hospedeira do inseto que transmite a doena Greening. A intensificao da fiscalizao est ocorrendo nesse ms de agosto inicialmente nos municpios de Boquim, Lagarto e Arau, onde j foram apreendidas e destrudas 11.000 mudas da planta, a maioria delas pertencentes, principalmente, a viveristas.

A fiscalizao educativa teve inicio no ms de dezembro do ano passado, onde foram visitadas propriedades de todos os 14 municpios da regio citricola (Itaporanga, Estncia, Salgado, Lagarto, Arau, Pedrinhas, Itabaianinha, Umbaba, Cristinpolis, Riacho do Dantas, Indiaroba, Santa Luzia, Tomar do Ger e Boquim), onde todos os produtores de mudas, produtores rurais e administradores dos municpios foram orientados sobre o que preconiza o Decreto Estadual 27.493, de 08 de novembro de 2010, em seus artigos 10 e 11, que probe a multiplicao, o plantio e a manuteno da planta ornamental Murta em locais pblicos e reas particulares dos municpios citricolas.

O Greening uma praga que vem devastando lavouras de laranja em regies brasileiras como o centro sul do pas. Em So Paulo, por exemplo, segundo estudos apresentados pelo Escritrio de Defesa Agropecuria de So Paulo (EDA/SP), cerca de 3 milhes de plantas ctricas j foram eliminadas e mais 4 milhes ainda esto por serem extintas em funo da doena.

Em Sergipe no h registro dessa praga, entretanto, seu controle deve ser intenso o que explica a Coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade. ?Os citricultores de nosso Estado podem ficar tranquilos porque, em Sergipe, no existe o Greening. Contudo, no devemos relaxar quanto ao controle intensivo dessa praga para que ela no dissemine em nossos pomares prejudicando no s os agricultores como tambm a economia do Estado?.

?Essa praga de fcil disseminao por ser o inseto vetor levado facilmente pelo vento e, uma vez presente na Murta, sua disseminao se torna muito eficiente?, esclareceu a Coordenadora, acrescentando que o Greening, tambm conhecido de Huanglongbing, a mais agressiva doena da citricultura do mundo, afetando todas as variedades de citros.

Por fim, a Aparecida fez um apelo a todos os produtores. ?Contamos com a conscientizao dos produtores rurais nesse trabalho, onde o maior beneficiado so os nossos citricultores, como tambm estamos atendendo ao que determina o Decreto Estadual 27.493/2010?.


Fonte: Ascom Emdagro
http://www.infonet.com.br/noticias/ler.asp?id=117380&titulo=cidade

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1825
Total: 3.911.817
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/