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Safra grande empurra preço da caixa de laranjas para baixo

17/11/2011
Valores hoje so quase 50% dos de perodo igual de 2010 e estariam mais baixos ainda se o governo no tivesse criado uma poltica de preo mnimo no setor - So Paulo

O setor citricultor brasileiro deve fechar a safra atual com uma produo de mais de 400 milhes de caixas, o que representa a segunda melhor marca dos ltimos 15 anos. Este volume traz alguma preocupao, pois o consumo de suco de laranja se estabilizou nos ltimos anos na Europa e registrou queda de aproximadamente 25% nos EUA. Com o consumo em baixa e volume alto de produo, os preos pagos aos produtores esto quase 50% menores do que em 2010.

Este ano, a indstria de suco brasileira recebeu ajuda do governo para garantir preos melhores aos produtores e ampliar o estoque no Pas. Alm disso, o setor espera criar o Consecitrus at abril do prximo ano.

Tradicionalmente os produtores de laranja do Pas sofrem com preos baixos depois da colheita de uma safra to grande como a atual, dado que a demanda pelo suco da fruta cai 1,6% ao ano no mundo. Entretanto, o Brasil, que atualmente possui o menor estoque do produto em 10 anos, recebeu uma interveno do governo federal, com uma Linha Especial de Crdito (LEC) com a qual as indstrias garantiriam o preo mnimo de R$ 10 por caixa.

"O governo fez essa interveno no mercado, no qual a empresa interessada teria que pagar pelo menos R$ 10 a caixa, para que o governo controlasse o estoque de suco excedente gerado. Sendo assim, em torno de 200 mil toneladas de suco sero estocadas pelo governo e no podero ser vendidas", contou o presidente da Associao Nacional dos Exportadores de Sucos Ctricos (CitrusBR), Christian Lohbauer. O executivo afirmou que essa iniciativa evitar uma grande oferta ao exterior, garantindo bons preos na exportao.

Segundo o executivo, as 13 indstrias do estado mais duas arrendadas aceitaram o acordo governamental, e iro estender suas atividades at fevereiro do ano que vem para dar conta de processar uma das maiores safras da histria. "Esse um ano de supersafra, o numero oficial anterior foi de 387 milhes de caixas, contra os 377 milhes de caixas anunciados pela Conab. Mas aposto em uma safra com mais de 400 milhes de caixas. Essa uma das maiores safras dos ltimos 15 anos", relembrou.

O mecanismo usado pelo governo para equalizar a relao entre oferta e demanda, garantindo melhores preos aos produtores e a indstria, considerado pelo setor o primeiro passo para a criao de uma instituio a exemplo do Conselho dos Produtores de Cana-de-Acar, Acar e lcool (Consecana), que uma associao formada por representantes das indstrias e dos produtores e que tem como principal responsabilidade zelar pelo relacionamento entre ambas as partes.

Lohbauer contou que essa medida indita do governo trouxe ao setor um otimismo maior em relao a um consenso entre as partes na citricultura. "Esse o modelo de transio para criarmos o Consecitrus. Esse modelo que o governo adotou tem dado certo, pois remunerou mais os agricultores, mesmo com uma produo grandiosa, e a indstria est conseguindo vender a bons preos no exterior", disse ele.

A expectativa de que o modelo pblico de equalizao dos valores da laranja, seja seguido pelo poder privado a partir de abril, data esperada para o nascimento do Consecitrus. O presidente da CitrusBR afirmou que o processo de criao da instituio est em fase final. "A partir do ano que vem queremos manter esse entendimento entre produtores e indstria de forma privada, com o Consecitrus. Agora estamos na ltima fase de troca de planilhas de custo; nas prximas semanas vamos marcar reunies com produtores para discutir o assunto, e dessas reunies sair o consenso sobre os custos mdios de um pomar competitivo, que servir como base para definirmos os preos", garantiu.

Enquanto o setor tenta criar um consenso a respeito dos preos da laranja, o consumo mundial de suco ainda preocupante. Segundo dados da CitrusBR, enquanto o consumo europeu est estagnado h mais de uma dcada, os Estados Unidos diminuram seu consumo de suco de laranja 25% no mesmo perodo, e o Brasil passou de um consumo de 41 mil toneladas em 2003 para pouco mais de 45 mil neste ano. "O mercado brasileiro importante, mas pequeno para nosso setor, e representa apenas 2% do nosso faturamento. Dos 12 litros consumidos por pessoa no Brasil ao ano, 11 so oriundos de frutas frescas. Por isso a ateno maior no exterior", disse Lohbauer.

Para tentar retomar o crescimento do consumo no exterior, a CitrusBR lanou a campanha "I Feel Orange", ao que custou 80 mil euros (R$ 192 mil), de um total de R$ 1,5 milho que o projeto ter at abril de 2012.


Fonte: AGROLINK

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