- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Impasse sobre fungicida no suco de laranja brasileiro abre debate sobre normatização do produto

13/01/2012
Por Maurcio Mendes, CEO da Informa Economics FNP.

Para esclarecer sobre as ltimas informaes divulgadas na imprensa, na tera-feira (10 de janeiro), segundo a Administrao de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em ingls), empresas norte-americanas teriam detectado um nvel de 30 partes por bilho (ppb) do fungicida carbendazim no suco de laranja concentrado comprado do Brasil. Proibido nos Estados Unidos desde 2009, a substncia utilizada nas lavouras brasileiras para combater a pinta preta e a estrelinha, fungos que afetam a produtividade da plantao.

Diferentemente dos Estados Unidos, no Brasil permitido a presena desse fungicida em at 5 mil ppb no suco de laranja. O mesmo ocorre em importantes mercados consumidores mundiais, como no Japo (3 mil ppb), no Canad (mil ppb) e na Unio Europeia (200 ppb). Portanto, importante ressaltar desde j que, independentemente do desfecho norte-americano, o caso no deve prejudicar as exportaes para outros pases.

J a relao entre o principal consumidor e o maior produtor do suco de laranja deve ser impactada pelo episdio. Os Estados Unidos so responsveis pela compra de 15% das exportaes brasileiras de suco de laranja. Alm disso, 80% do produto comercializado no pas misturado ao suco brasileiro, que apresenta caractersticas particulares que melhoram a qualidade do produto.

No entanto, a questo pode ser resolvida atravs de ajustes de metodologia nos dois pases.

Se o embargo norte-americano for concretizado e permanecer por um longo perodo, provvel que haja ajustes no setor. Os Estados Unidos tero a misso de encontrar novos pases fornecedores de suco de laranja para suprir a demanda pelo produto, o que pode exigir tempo e esforo do governo. E o preo, que j est elevado nesse pas, poder atingir valores que retraiam o consumo.

J o preo da commodity poder cair no mercado internacional, devido ao excesso de oferta nos demais pases consumidores.

relevante ressaltar que os produtores do Brasil tm utilizado o carbendazim h 10 anos, e o uso permitido e regulamentado por rgos internacionais. A indstria brasileira de suco de laranja apresenta alto grau de desenvolvimento e respeitada em todo o mundo, principalmente por dispor de um excelente controle de qualidade em seu ciclo de produo. As tecnologias empregadas procuram sempre atender aos produtores, s indstrias e, sobretudo, ao consumidor final. Desse modo, o pas tem controle e segurana sobre a cadeia do suco de laranja.


Fonte: Informa Economics

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 417
Total: 3.918.815
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/