- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Embarque de suco do Brasil em compasso de espera por FDA--fonte

13/01/2012
12 de janeiro de 2012 | 19h 29

FABOLA GOMES - REUTERS

SO PAULO, 12 JAN - Os embarques de suco de laranja do Brasil esto praticamente paralisados para os EUA, enquanto o setor aguarda o resultado dos testes realizados pelo rgo regulador norte-americano por conta do fungicida considerado ilegal naquele pas, disse uma fonte ligada indstria.

Ele no soube calcular qual o volume afetado pela deciso do FDA, mas ponderou que a carga no pode ser liberada enquanto os testes no forem concludos.

A fonte reconheceu que a indstria brasileira assumiu o risco e manteve as vendas da commodity com traos do fungicida carbendazim, proibido naquele pas desde 2009, por considerar que o produto segue os padres de segurana recomendados pelo Codex Alimentarius, no apresentando ameaa sade.

Segundo ele, desde ento o produto vem passando pela aduana norte-americana que nunca questionou a presena do produto nos embarques de suco que chega do Brasil com documentao indicando a presena do fungicida proibido nos EUA, mas nos nveis considerados seguros.

"Sabamos (da proibio) de 2009, por deciso do rgo ambiental dos EUA, mas a alfndega nunca nos avisou... uma zona cinzenta, o erro a de todo mundo", argumentou a fonte.

O Codex, da FAO (rgo para agricultura e alimentao das Naes Unidas) e da Organizao Mundial de Sade, estipula que o limite mximo de resduos (LMR) deve ser de mil partes por bilho (ppb). Nos Estados Unidos, os nveis encontrados no suco de laranja foram de 10 a 35 ppb, disse o FDA.

A indstria argumenta que os EUA so signatrios do Codex Alimentarius e pondera que outros produtos, como banana, ma e outras frutas, alm da carne, podem conter a substncia em diferentes nveis, e a proibio s se aplica aos ctricos.

"No tem perigo para sade... ento no tem mais assunto na linha de contaminao ou de fechar comrcio", argumentou a fonte. Ele acrescenta que se os EUA so signatrios do Codex, tecnicamente no poderiam barrar o produto, como se teme.

Se a questo no for solucionada pelo Estados Unidos aps a concluso dos testes conduzidos pelo FDA, a fonte afirmou que a indstria pretende reforar sua argumentao junto s autoridades de que o produto usado dentro dos limites permitidos e no apresenta risco sade, por isso no se justificaria uma possvel proibio ao produto brasileiro.

O Brasil exporta cerca de 170 mil toneladas por ano para os Estados Unidos, e grande parte desta carga misturada ao suco produzido localmente antes de ser engarrafada e destinada ao consumo local.

Em 2011, o Brasil exportou 361,8 milhes de dlares, quase 40 por cento a mais do que no ano anterior, para os Estados Unidos entre suco de laranja congelado e no-congelado, de acordo com dados do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (Mdic).


Publicado no site agestado.com.br

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 407
Total: 3.918.805
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/