- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Associtrus fica de fora do estatuto do Consecitrus apresentado pela Indústria

10/04/2012
O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco, afirmou no evento que participou de reunião na FAESP para analisar a última versão do estatuto do Consecitrus apresentado pela Indústria e a Associtrus não aparece entre as representantes dos produtores.
O ponto alto da palestra sobre o Consecitrus realizada no dia 26 de março foi a participação dos produtores com perguntas e questionamentos sobre o tema. O produtor Carlos Eduardo Prudente Corrêa Júnior foi o primeiro a se manifestar, perguntando sobre quem poderia fazer uma mediação melhor já que o embate entre produtores e indústrias continua dando o tom.

O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, afirmou que o ex-secretário da Agricultura do Governo do Estado, João Sampaio se propôs a fazer a mediação, mas talvez intimidado diante do poder da indústria. Concordou que o contato com o ex-secretário precisa ser retomado. O professor Paulillo orientou os produtores a ficarem atentos a todos os detalhes e se os mesmos não forem observados, o caminho é ?botar a boca no mundo? e questionou sobre o posicionamento dos citricultores diante dessa pressão toda.

O professor Hildo lembrou que o Consecitrus beneficia a imagem da Indústria.

Mas parece que isso não é suficiente pois os produtores esperavam que o referido conselho ajudasse a resolver parte dos problemas, entre eles os preços baixos, mas até agora só sobrou impasse e acusações de ambas as partes sobre quem atravanca a criação do Consecitrus. Flávio Viegas afirmou que é uma mentira a afirmação por parte dos representantes das indústrias de que a Associtrus está se negando a participar do Consecitrus.

Uma estudante do IMESB lembrou da fase áurea da ?Califórnia Brasileira? e perguntou o que é necessário para que a citricultura volte a ser forte.

Viegas respondeu que o mercado tende a crescer, ao contrário do que apregoam os representantes das indústrias. ?O mercado vai crescer, mas não estamos sendo convidados para participar da festa?, arrematou o presidente da Associtrus.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco afirmou que sempre foi muito cético em relação ao Consecitrus e atualmente está preocupado com o fato da Associtrus não estar listada entre os representantes dos citricultores.

?Participei de uma reunião na FAESP para analisar a última versão apresentada pela Indústria. Ao contrário do Consecana, que tem um representante dos produtores e outro das usinas, o do Consecitrus, as indústrias são representantes por três pessoas de uma mesma entidade [CitrusBr], enquanto os produtores poderão ser representados por três instituições diferentes: Faesp, Sociedade Rural Brasileira e Coopercitrus, que foi colocada no lugar da Associtrus. Considerei preocupante isso?, afirmou o presidente do Sindicato Rural.

José Osvaldo Junqueira Franco alertou também que a maioria dos itens apresentados pelos professores do UFscar e que deveriam estar no estatuto do Consecitrus, não faziam parte.

Destacou que o estatuto é bem detalhado com cerca de 45 artigos, com toda a estrutura, mas apesar de bem detalhado não fala sobre a remuneração do produtor. Encerrou seu comentário afirmando que o Consecitrus pode ser muito bom ou muito ruim, mas o produtor só tem um caminho quando perceber que a cultura paga menos do que deveria: mudar de atividade.

Flávio Viegas voltou a alertar da ?farsa? Consecitrus e voltou a afirmar que os citricultores perderam espaço político em virtude da falta de participação.




Fonte: O Jornal Bebedouro

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 331
Total: 3.920.568
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/