- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Impasse entre entidades de produtores ameaça Consecitrus

17/04/2012
Debate já acontece há mais de dois anos, inclusive com a elaboração de um estatuto.

Agência Estado



Após mais de dois anos de discussão e até mesmo depois da elaboração de um estatuto, a criação do Consecitrus conselho com o objetivo de estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva de citros está ameaçada por um impasse criado entre entidades representantes de produtores de laranja.

Com o documento pronto, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, exigiu uma representatividade maior da entidade no Consecitrus que a da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

O pleito da Faesp irritou o presidente da SRB, Cesário Ramalho da Silva, que ameaçou retirar a entidade do Consecitrus. A Faesp exige o dobro de membros e, consequentemente, de votos, em relação à SRB, na formação do Consecitrus, o que criou o impasse, disse uma fonte.

Segundo João Sampaio, ex-secretário de Agricultura e atual presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), que intermedeia as negociações, uma reunião, ontem, em São Paulo (SP), foi insuficiente para acabar com o impasse. Não chegaram a um acordo e vamos nos reunir novamente na segunda-feira, resumiu Sampaio.

Além dos produtores, o encontro de segunda-feira deve ter a participação da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), entidade que representa a indústria nas negociações.

A polêmica entre Faesp e SRB é apenas mais uma envolvendo os produtores na formação do Consecitrus. Após participar das negociações iniciais, a Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) deixou-as e passou a criticar a forma como o estatuto do Consecitrus foi elaborado.

Depois da saída da Associtrus, os negociadores articularam a entrada da Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) no conselho, mas houve um veto dos próprios representantes dos citricultores. A Coopercitrus não vai participar nesse primeiro momento, concluiu Sampaio.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 257
Total: 3.921.059
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/