- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Julgamento do Cade sobre Consecitrus deve ser em 5 de fevereiro

03/02/2014

Conselho é uma associação entre produtores e indústria de sucos cítricos

O julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a constituição do Conselho de Produtores e Exportadores de Suco de Laranja (Consecitrus) será no dia 5 de fevereiro, confirmou nesta segunda, dia 27, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles. O Consecitrus é uma associação entre produtores e a indústria de sucos cítricos para estabelecer políticas e diretrizes para o setor.

– O governo e as autoridades de Brasília têm todos os dados para julgar a matéria. Esse assunto é de interesse nacional. Defendemos uma política para manter o produtor na base, para não termos mais exclusão de trabalhadores e problemas sociais – disse em rápida entrevista a jornalistas, antes de reunião entre lideranças rurais e citricultores na sede da Faesp, que ocorre nesta segunda em São Paulo.

– O Cade tem as documentações que permitem esclarecer a posição do nosso sistema – acrescenta.

A criação do Consecitrus foi suspensa em novembro de 2012, quando o Cade foi acionado pela Faesp. Em abril daquele ano, a Associação Nacional dos Produtores de Sucos Cítricos (CitrusBR) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) chegaram a selar o estatuto do conselho, depois de várias discussões com a Faesp, que exigia maior representatividade no Consecitrus, e acabou isolada das tratativas.

– Não tenho conflitos ou inimizade com ninguém. Tenho de defender um objetivo – afirmou Meirelles durante a reunião com representantes da cadeia produtora em São Paulo.

De acordo com ele, o objetivo da Faesp com o Consecitrus é aplicar um preço mínimo para a laranja que não desequilibre a produção. Conforme Meirelles, em alguns casos o preço mínimo pode não ser o melhor para produtores com custos de produção mais elevados.

Publicado no site Canal Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 528
Total: 3.922.097
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/