- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Viabilidade econômico-financeira da indústria de citros: impactos da criação de um conselho setorial

21072016

Por
Haroldo José Torres da Silva

MSc, Economista e Pesquisador do PECEGE
haroldo@pecege.esalq.usp.br

Um dos grandes desafios enfrentados pelas atividades empresariais é garantir rentabilidade e segurança ao negócio, assegurando a sua manutenção e permanência no longo prazo. Cada setor da economia, mediante as suas nuances e particularidades, enfrenta quotidianamente as suas dificuldades e cria mecanismos para administrá-las, tal como a citricultura brasileira.

Embora seja importante no contexto do agronegócio, capaz de criar oportunidades de emprego e alavancar o desenvolvimento regional, ainda é preciso resolver os problemas de coordenação entre os elos da cadeia citrícola, bem como os desafios sistêmicos de competitividade e sustentabilidade que assolam esta cadeia produtiva, tais como o aumento dos problemas fitossanitários, a expansão da estratégia de verticalização das empresas processadoras, a redução do consumo do suco no mercado internacional e o estabelecimento de barreiras comerciais para os produtos citrícolas brasileiros.

Os estudos realizados sugerem que a indústria tem operado, ao menos durante o período de análise de janeiro de 2000 a dezembro de 2014, com margens relativas positivas e elevadas, quando é incluída à receita dos produtos àquela obtida com as exportações dos subprodutos. As margens elevadas da indústria de processamento de laranja podem refletir a ideia de que o seu lucro também é bastante expressivo, não obstante pode ser apenas um indicativo do alto custo de processamento e comercialização incorridos por este elo da cadeia citrícola. Outros trabalhos precisam avaliar com acurácia se a concentração de mercado está gerando essa margem maior e os seus impactos sobre o citricultor.

Tem-se constado uma mudança no perfil de consumo de suco de laranja no mercado mundial, a partir da retração no volume e nas divisas obtidas com a exportação do FCOJ. Neste contexto, numa análise superficial, há uma percepção de deterioração das margens de comercialização da indústria, entretanto o NFC e os subprodutos servem de salvaguarda à indústria. Por outro lado, o modelo proposto ao CONSECITRUS tende a suavizar as oscilações abruptas e extremos de preços recebidos pelos citricultores e pagos pela indústria processadora pela matéria-prima. No âmbito da avaliação econômica de um projeto de investimento, constatou-se que a indústria de citros é viável, embora incorra num risco financeiro consideravelmente elevado, o qual tende a ser mitigado com a incorporação de um modelo de remuneração para a cadeia.

A indústria de suco de laranja dispõe de algumas ferramentas de derivativos financeiros para mitigar o seu risco de preços, a exemplo dos contratos futuros de suco de laranja concentrado negociados na Intercontinental Exchange – ICE. Por outro lado, o citricultor tem acesso, guardadas as restrições e limitações, a mecanismos de seguro agrícola para se precaver dos riscos de produção (eventos que podem afetar negativamente a produtividade como secas, pragas e doenças). Conforme analisado, o modelo de remuneração proposto para a cadeia citrícola, no âmbito do CONSECITRUS, também é um mecanismo de redução da volatilidade dos preços recebidos pelo citricultor.

Desta forma, há um risco intrínseco à atividade citrícola bastante expressivo e que se configura para os dois elos principais desta cadeia, o de produção da matéria-prima e o de processamento e produção de sucos. A parte de qualquer crítica sob a ótica da modelagem econômica, o modelo proposto ao CONSECITRUS, conforme analisado, reduz o risco financeiro assumido pela indústria numa análise de investimentos. No entanto, ainda é preciso explorar os impactos da criação de um conselho setorial, especificamente para os elos da cadeia citrícola, mediante a incorporação das características de qualidade da matéria-prima como ágio no modelo de remuneração, parametrização do rendimento industrial (incluindo a recuperação de sólidos solúveis obtidos através do processo de Pulp Wash e Core Wash), introdução de novas variedades de laranja e o controle dos estoques globais de suco de laranja brasileiro.

Cabe destacar que o consumo de suco de laranja concentrado no mercado doméstico sempre foi bastante incipiente, por outro lado, tem-se constatado uma evolução do consumo interno das bebidas não alcóolicas, a destacar os sucos naturais e refrescos. Trata-se de um nicho de mercado pouco explorado pelas grandes processadoras de laranja no Brasil e, que podem incrementar as suas receitas, a fim de que não só as necessidades internas sejam supridas, mas também proporcionem alternativas em momentos cujas condições do mercado internacional sejam bastante restritivas. Neste contexto, é preciso compor uma agenda estratégica para a indústria de citros, cuja pauta contemple o amadurecimento do consumo de suco integral no mercado doméstico e a redução da dependência das exportações.

Em época de crise é preciso procurar alternativas, muitas vezes criativas, para solucionar problemas que há muito têm sido sinalizados pelo setor, destacando-se a necessidade de desenvolver o mercado doméstico do suco de laranja e que continua incipiente no Brasil. É preciso evidenciar que o futuro da citricultura brasileira perpassa o processo de formação do preço da caixa de laranja e as complexas relações entre os produtores independentes de laranja e a indústria exportadora. No curto prazo, o preço da caixa de laranja, sem dúvida, é um elemento crucial a ser equalizado, sob pena de exclusão de produtores da atividade e da intensificação do processo de verticalização da indústria. A agenda estratégica do setor deverá versar sobre avanços tecnológicos e genéticos, incremento de produtividade e ações de incentivo ao consumo de suco no mercado doméstico. Tratam-se de compromissos que exigem cooperação e parcerias com vistas a soluções para toda a cadeia citrícola nacional.


<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 227
Total: 3.918.625
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/