- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Rally da Citricultura- Verdade inconvenientes

17/11/2007

Rally da Citricultura- Verdade inconvenientes

O Pensa assumiu a arriscada miss?o de convencer o citricultor de que ele est? participando da elabora??o de uma proposta de altera??o do Fundecitrus, que ir? beneficiar o citricultor e fortalecer a citricultura.

A verdade ? de que a proposta, que j? est? decidida e aprovada, vai consolidar o controle da ind?stria sobre o fundo e aumentar a contribui??o do citricultor.

Pelo estatuto original, a ind?stria participaria com 50% e os citricultores com 50% do or?amento do Fundecitrus. Como a ind?stria se verticalizou e se tornou citricultora, ocupando o espa?o dos citricultores, ela se nega a cumprir o estatuto e vem utilizando-se de in?meros artif?cios para tanto, como a ?f?rmula Carneiro?, a oculta??o dos valores arrecadados dos citricultores para o fundo, etc.

Assim, pelo estatuto original, a ind?stria deveria estar, hoje, respondendo por mais de 65% da arrecada??o e os citricultores independentes, por menos de 35%. Como a regra da ind?stria ? sempre repassar os ?nus e ficar com os b?nus, pelo novo estatuto, ao que tudo indica, aquela situa??o se inverter? e os citricultores independentes passar?o a responder por cerca de 70% do or?amento do Fundecitrus e, para manter a arrecada??o nos n?veis atuais, ter?o que contribuir com cerca de R$ 0,30 por ?rvore!

De resto nada mudar?, a ?caixa preta? ser? mantida, as informa?es levantadas com os recursos dos citricultores continuar?o sendo ?propriedade da ind?stria?, os recursos do fundo ser?o usados para contratar trabalhos, pesquisas, apoio pol?tico e informa?es que atendam aos interesses da ind?stria.

O fundo, que foi criado para defender a citricultura, transformou-se em um fundo para fortalecer politicamente a ind?stria em detrimento do citricultor, com o apoio de institui?es que deveriam manter-se isentas e cobrando honestidade, transpar?ncia e democracia na gest?o do Fundecitrus.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 216
Total: 3.916.891
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/