- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Clima volta a ser favorável para a safra de citros 2008/2009

26/11/2007

Clima volta a ser favor?vel para a safra de citros 2008/2009

Publicado em 08/11/2007

 

Novembro come?a com chuvas em praticamente todas as regi?es, o que tem permitido a recupera??o do plantio da safra de gr?os e das pastagens. Os ?ndices de plantio ainda n?o chegaram aos patamares do ano passado, mas avan?aram muito em compara??o ? semana anterior.

La Ni?a, o que representa uma condi??o oposta em rela??o ? safra passada, que teve a influ?ncia de um El Ni?o.

Para este ano, ? esperado um epis?dio de intensidade moderada e que deve se estender, pelo menos, at? o primeiro trimestre de 2008. O problema da safra de laranja a ser colhida em 2008/2009 est? associado com a estiagem deste ano, cujos efeitos ainda n?o s?o poss?veis de mensurar objetivamente. No entanto, ? certo que deve haver uma redu??o de produ??o, mas, daqui para frente, as condi?es de clima ser?o favor?veis ? recupera??o das  produ?es dos pomares de S?o Paulo e de Minas Gerais.

Tamb?m se pode afirmar que as condi?es de clima para 2008/2009 s?o mais favor?veis em rela??o ao observado em 2007, principalmente, por que no pr?ximo ano o per?odo seco n?o deve ser t?o intenso e nem prolongado.

Pre?o dos citros sobe 5% na ind?stria com menor oferta 

40,8 kg, na m?dia da semana, valoriza??o de 5,4% sobre ? da semana anterior.

40,8 kg. As altas estiveram atreladas ? menor oferta e ? diminui??o da colheita da p?ra. Vale lembrar, contudo, que os trabalhos de campo de outras variedades, como da laranja val?ncia e da natal, devem ser intensificados nas pr?ximas semanas.

No ?ltimo m?s, devido ? estiagem e ?s altas temperaturas, as frutas murcharam, saindo do padr?o dom?stico. Por?m, a boa concentra??o de suco foi mantida e, desta forma, produtores enviaram grande parte das frutas ?s ind?strias.

 

Autor: Somar/Cepea

Cr?dito: 06.11.07

 

 

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 362
Total: 3.920.599
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/