- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


ABECITRUS : "Municpio poder ser afetado por recesso norte-americana!"

24/01/2008

Forte estiagem de 2007 poder? reduzir em 20% produ??o paulista de laranja e pressionar a cota??o.

A possibilidade de recess?o nos Estados Unidos poder? trazer conseq??ncias para Bebedouro, por causa dos efeitos sobre a exporta??o do suco de laranja, principal produto da economia do munic?pio, opina o presidente da Abecitrus (Associa??o Brasileira de Exportadores de C?tricos), Ademerval Garcia. As exporta?es de suco de laranja congelado registraram crescimento de 47,3% em 2007, mas correm o risco de n?o repetir em 2008.

A preocupa??o do dirigente vem desde o esc?ndalo do setor imobili?rio americano, quando percebeu sinais do agravamento da economia dos Estados Unidos, confirmado nas primeiras semanas deste m?s: ?n?o acredito na invulnerabilidade de pa?ses emergentes como o Brasil?, afirma Ademerval.

Para comprovar seu temor de queda no consumo nos Estados Unidos, ele cita a queda do faturamento dos supermercados: ?os americanos est?o diminuindo seus gastos com alimentos?, diz. Ele acredita tamb?m na queda do consumo do suco de laranja, um dos produtos brasileiros mais consumidos.

Ademerval Garcia calcula que a extens?o dos danos com a diminui??o das exporta?es s? ser? conhecida nos pr?ximos meses: ?as empresas ainda trabalham com estoques de suco comercializados no ano passado?, analisa. O dirigente aguarda com cautela a rea??o das grandes empresas americanas de suco, para antecipar as conseq??ncias para o setor no Brasil.

Produtores ? Quem n?o v? um horizonte t?o negativo para a citricultura ? o presidente da Associtrus, com sede em Bebedouro, Fl?vio Viegas: ?n?o estamos t?o dependentes assim dos Estados Unidos?. Outro fator seria o aumento das vendas para a Uni?o Europ?ia e o Mercosul.

Ele refor?a seu otimismo ao lembrar a inclus?o do suco de laranja para pa?ses europeus e asi?ticos - as exporta?es poderiam compensar a queda de consumo norte-americano.

Para manter o n?vel das exporta?es, Viegas aposta no fortalecimento do h?bito di?rio dos americanos de consumirem suco de laranja.

Quebra da safra ? Os n?meros oficiais ainda n?o foram divulgados, mas a Associtrus estima em 20% a quebra da safra da laranja paulista de 2008/2009. Tudo por causa do grande per?odo de estiagem registrado no decorrer de 2007.

Se confirmada a situa??o, Fl?vio Viegas aposta na eleva??o da cota??o do suco, impulsionada pela baixa oferta do produto: ?isso poder? compensar a queda nas exporta?es para os Estados Unidos?.

Ademerval Garcia tamb?m concorda, mas prefere esperar os dados oficiais. Ele acha necess?rio checar o tamanho da produ??o de laranja em outros estados, para constatar se haver? baixa oferta. O presidente da Abecitrus lamenta a falta de um levantamento nacional dos pomares de citros no pa?s.

Fonte: Gazeta de Bebedouro, 24 de janeiro de 2008


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 380
Total: 3.917.822
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/