- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Tangerina nova

17/04/2008

Agricultores do Rio Grande do Sul est?o apostando numa nova variedade de tangerina, a yokitsuo. A fruta n?o tem semente e ? mais precoce que as outras variedades. O resultado ? que o produto entra mais cedo no mercado e conquista melhores pre?os.

Tangerina, mexerica, bergamota. N?o faltam denomina?es para a fruta c?trica de sabor adocicado. Para se desenvolver ela precisa de um clima subtropical, com frio e umidade. Caracter?sticas encontradas no Rio Grande do Sul, onde est?o plantados 12 mil hectares da fruta.

Na ?ltima safra, a colheita chegou a 200 mil toneladas. Vinte mil foram da variedade yokitsuo, que conquistou a fam?lia Frozza, que mora em Aratiba, no norte do Estado. As mudas foram plantadas h? sete anos. Quando surgiu a novidade o produtor ficou com um p? atr?s, mas resolveu arriscar e dedicou um hectare ao pomar.

 ?Na ?poca foi uma aventura. Eu n?o sabia qual era o tipo da bergamota. Ent?o, eu plantei e, gra?as a Deus, hoje estou plantando e estou muito feliz?, contou o agricultor Davi Frozza.

Logo seu Davi percebeu as vantagens. A planta ? forte e resistente ?s varia?es do clima. O uso de agrot?xicos ? m?nimo. Em tr?s anos, apareceram as primeiras frutas. No s?timo, a colheita deve ser de 12 mil quilos de bergamota. O melhor de tudo ? que a fruta atrai o consumidor. Nos gomos, n?o h? sementes. Outro diferencial ? o cheiro discreto da fruta.

 ?Sem semente baixa a acidez. Tem uma boa colora??o. E no mercado hoje o consumidor est? procurando esse tipo de fruta?, explicou Eliseu Fellini, t?cnico agr?cola da Emater.

A yokitsuo ? considerada precoce. O fato de ser colhida em uma ?poca que n?o existe bergamota no mercado faz o pre?o subir. Quando vendida diretamente ao consumidor, o pre?o pode chegar at? R$ 1,00 o quilo.

O seu Davi Frozza vende o quilo das outras variedades de tangerina que cultiva por R$ 0,30, em m?dia.

 

Data Edi??o: 17/04/08   

Fonte: Globo Rural   


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 716
Total: 3.921.518
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/