- Sábado 27 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


MG estuda barreira contra praga dos citros.

18/07/2008

Tr?s estados brasileiros iniciaram uma for?a-tarefa com a finalidade de combater, de forma integrada, a propaga??o do greening, doen?a causada por bact?rias que atacam os citros, como laranja, lim?o e tangerina. A praga ? considerada a grande amea?a mundial a esse tipo de planta??o. A id?ia ? realizar a?es conjuntas, incluindo barreiras sanit?rias, entre o Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (Mapa), o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a Secretaria de Agricultura de S?o Paulo e ?rg?os de defesa agropecu?ria do Paran? e de Minas Gerais.
Dados do Fundecitrus apontam que 176 munic?pios paulistas apresentaram, at? abril deste ano, incid?ncia de greening em suas planta?es. O Instituto Agron?mico do Paran? (Iapar), por sua vez, informou que quatro munic?pios do noroeste do estado j? manifestaram o problema. Em Minas, segundo o Instituto Mineiro de Agropecu?ria (IMA), a praga n?o ? registrada desde 2006, no entanto, ainda ser? feito um levantamento de campo, em julho, para avaliar a situa??o atual. ?O greening ? uma realidade. A presen?a ? muito forte e n?o s? aqui. Os laranjais da Fl?rida, por exemplo, est?o seriamente afetados. No Brasil, as ?reas onde os focos est?o mais presentes est?o em S?o Paulo, e a nossa preocupa??o ? que a doen?a se propague?, afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Para evitar que a doen?a se espalhe pelo pa?s e, principalmente, erradic?-la, quatro medidas ser?o tomadas, em curto e m?dio prazo. A primeira ? a elabora??o, em at? 15 dias, de um plano de pesquisa em rede, que ser? coordenado pelo Centro Avan?ado de Pesquisa Tecnol?gica do Agroneg?cio de Citros Sylvio Moreira, vinculado ao Instituto Agron?mico de Campinas (IAC). O prop?sito ? integrar a comunidade cient?fica que, atualmente, pesquisa de forma isolada as maneiras de controlar, com efici?ncia, o vetor do greening, o inseto Diaphorina citri.
Foi constatada tamb?m a necessidade de rever a Instru??o Normativa 32 do Mapa, que atribui ao produtor a responsabilidade pelas inspe?es de greening em seu pomar e a elimina??o das plantas contaminadas. Para isso, ser?o ouvidos os estados produtores de citros. Representantes do IMA e do Minist?rio da Agricultura em Minas est?o em Bras?lia discutindo o tema e formatando medidas pr?ticas. A proposta ? solicitar suporte do Minist?rio P?blico para que atue em conjunto com o Mapa e com fiscais das unidades da Federa??o em qualquer ?rea contaminada. O prazo para a conclus?o do novo texto tamb?m ? de 15 dias.
Ainda ser? revisado, por um grupo de trabalho, o plano nacional de preven??o e controle da praga dos citros, e ser?o elaboradas campanhas de educa??o sanit?ria tanto nas ?reas onde h? incid?ncia da doen?a, quanto nas regi?es livres, com vistas ? preven??o. Dentro de dois meses, o Minist?rio da Agricultura, os estados de S?o Paulo, Paran? e Minas Gerais, e as entidades de pesquisa se reunir?o novamente para uma avalia??o das a?es. O greening geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a colora??o verde das folhas dos ramos n?o afetados. As folhas apresentam colora??o amarela p?lida, com ?reas de cor verde, formando manchas irregulares.
Em S?o Paulo, a cidade de Taquaritinga fez uma lei municipal para erradicar a planta ornamental murta (murraya paniculata), ?nica hospedeira da Diaphorina citri, al?m dos citros.


Fonte: Hoje em Dia (19/06/2008)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 608
Total: 3.923.861
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/