- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Os pequenos são maioria.

30/09/2008
Estudo mostra que 95% dos citricultores paulistas s?o donos de pomares de 34,3 hectares em m?dia

Dados preliminares do levantamento de campo feito pela Coordenadoria de Assist?ncia T?cnica Integral (Cati), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, mostram que 95% dos citricultores paulistas s?o pequenos produtores, donos de pomares de 34,3 hectares, em m?dia, onde s?o cultivadas 11,6 mil plantas.

A Cati j? compilou 80% do Levantamento Censit?rio de Unidades de Produ??o Agropecu?ria (Lupa), que foi feito em 18.030 propriedades paulistas e um total de 617,9 mil hectares de pomares - a maior ?rea citr?cola do mundo. Metade dos citricultores paulistas tem propriedades com at? 9,7 hectares e at? tr?s mil plantas.

Os dados preliminares foram divulgados durante a Semana da Citricultura, ocorrida em Cordeir?polis, pela pesquisadora Priscilla Rocha Silva, do Instituto de Economia Agr?cola (IEA-Apta), ?rg?o da secretaria. O levantamento indica que 12,1% da ?rea e 11,9% das plantas s?o irrigadas em propriedades com citros em S?o Paulo e que a produtividade nessas ?reas ? de 90 quilos (ou 2,2 caixas de 40,8 quilos) por p?. J? em ?reas sem irriga??o, a produtividade ? de 80 quilos ou 1,96 caixa por p?.

Quando os dados finais foram divulgados, o Lupa deve apontar que a ?rea de citros paulista n?o diminuiu desde 2001, mas que cidades como Catanduva e Jaboticabal cederam de 34% a 41% da ?rea de laranja para outras culturas. Em compensa??o, Itapeva, Avar?, S?o Jo?o da Boa Vista e Jales tiveram at? 16% de aumento nessas ?reas e os pomares de Bauru, Botucatu e Araraquara cresceram entre 16% e 32%.

CAPACITA??O
Outro dado mostra que o citricultor paulista ? o mais capacitado e com maior n?vel de instru??o entre todos os outros, mas - como a maioria - n?o se organiza em associa?es de classe. "O citricultor ? o que tem o maior acesso ? informa??o, com grande n?mero de propriedades com algu?m com curso superior completo", diz Priscilla. "No entanto, como qualquer outro produtor, ? desorganizado", fala.

Os dados sugerem que apenas 25,6% dos produtores de citros participam de algum tipo de associa??o, 35,7% s?o sindicalizados, 30% usam cr?dito rural e s? 40% fazem contabilidade corretamente.

Fonte: Ag?ncia Estado - S?o Paulo


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 624
Total: 3.923.129
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/