- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Região perde até 600 mil árvores com o greening

02/03/2009

 

Citricultores da regi?o de Ribeir?o Preto perderam aproximadamente 600 mil ?rvores infestadas por greening (doen?a originada por bact?rias que atacam os citrus), que foram cortadas durante o segundo semestre do ano passado.

 

Cada muda custa R$ 5, em m?dia, o que daria, no total, um preju?zo de R$ 2,6 milh?es.

 

Por?m, produtores e sindicatos dizem que a maior parte dos preju?zos est? na falta do lucro com o p? de laranja e lim?o.

 

A microrregi?o de Araraquara foi a que mais sofreu com o corte das ?rvores no Estado de S?o Paulo - a cidade foi a primeira a registrar greening no Estado, em mar?o de 2004. Do total de p?s de laranja extra?dos no Estado, 40% est?o em Araraquara e nos munic?pios em seu entorno. Foram 524 mil p?s arrancados na regi?o de Araraquara, de um total de 1,3 milh?o de ?rvores no Estado.

 

As ?rvores infestadas representam 2,08% do total de p?s identificados naquela macrorregi?o (m?dia superior ? do Estado, em que 0,61% da produ??o teve de ser arrancada).

 

Por causa da grande incid?ncia de greening na regi?o, o Estado de S?o Paulo dar? aten??o especial ? regi?o na fiscaliza??o que far? a partir do m?s que vem em pomares de todo o Estado, de acordo com Geisa Pala Ruiz, gerente do programa de combate ao greening do governo estadual.

 

Os dados sobre os n?meros de ?rvores arrancadas s?o da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.

 

Preju?zos

 

 

O produtor rural Humberto Francisco Nucci, que ? dono de um pomar no munic?pio de It?polis, disse que perdeu aproximadamente 20% de sua produ??o no ano passado por causa do greening.

 

4.000 p?s.

 

354 p?s.

 

Fonte: Folha Online


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 610
Total: 3.923.115
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/