- Sábado 27 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Dimas pede mediação para resolver crise na citricultura

11/09/2009

O deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP) quer a media??o do Minist?rio da Agricultura para resolver a crise na citricultura brasileira, que enfrenta problemas que v?o desde a falta de pre?o m?nimo, a doen?a que atinge os pomares de laranja conhecida como greening e a concentra??o econ?mica nas ind?strias de suco.

"A crise que afronta a citricultura nacional precisa ser contornada o mais urgente poss?vel com uma efetiva media??o do Minist?rio da Agricultura", conclamou Dimas, ao pedir a ado??o de uma pol?tica agr?cola para regular adequadamente o setor, promover a sanidade dos pomares e limitar a transfer?ncia de renda da agricultura para a ind?stria.

Segundo Dimas, o socorro ? necess?rio para n?o comprometer ainda mais os agricultores e a produ??o, que faz hoje do Brasil o maior produtor mundial de frutas c?tricas ? laranja, lim?o e tangerina. "Al?m da forte e crescente concentra??o econ?mica das ind?strias de suco, o setor imp?e condi?es contratuais que n?o cobrem os custos da produ??o agr?cola", afirmou.

Com base em dados da Associtrus, Dimas disse que a remunera??o dos citricultores que, em valores atualizados era de US$ 4,5 por caixa de 40,8 kg, livre de colheita e frete, at? meados da d?cada de 90, caiu para um patamar de US$ 2,5, mesmo com o crescimento dos custos.

"Os baixos pre?os provocaram transfer?ncia de renda para a ind?stria, impediram que os citricultores renovassem os seus pomares e impuseram-lhe perda de produtividade e ac?mulo de d?vidas", disse Dimas Ramalho, ao cobrar o estabelecimento de pre?o m?nimo para a caixa de laranja e para as exporta?es de suco concentrado.

O desest?mulo pelo pre?o pago pela fruta que mal cobre os custos de produ??o, segundo Dimas, foi acentuado pelo aparecimento de novas pragas e doen?as nos pomares, principalmente em S?o Paulo, estado que det?m a maior produ??o de citrus do pa?s. "S?o v?rias as efermidades e a mais recente ? o greening, a mais grave e destrutiva doen?a das plantas c?tricas que tamb?m j? foi detectada nos pomares do Paran? e Minas Gerais", disse.

Para o parlamentar, a supera??o a crise na cictricultura deve levar em conta a ocorr?ncia do greening, que ainda n?o tem outra forma de ser combatida sen?o a erradica??o de pomares. "Um grande esfor?o de controle fitossanit?rio precisa ser urgentemente realizado em nosso pa?s", cobrou Dimas Ramalho.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 607
Total: 3.923.860
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/