- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citros: Relatório do greening apontam maior combate maior combate pelo produtor

22/02/2010

GOVERNO DO ESTADO DE S?O PAULO
SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
GABINETE DO SECRET?RIO



Finalizados os dados dos relat?rios de inspe??o e erradica??o nos laranjais paulistas no segundo semestre de 2009, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apurou que 89,95% (cerca de 20 mil) das propriedades com citros no Estado, enviaram seus relat?rios e destes 43,67% (8.683) registram a presen?a da doen?a. O relat?rio tamb?m mostra que tr?s milh?es de ?rvores foram erradicadas pelos citricultores no per?odo.

O envio do relat?rio ? previsto pela Instru??o Normativa n? 53, do Minist?rio da Agricultura e Abastecimento, que prev? que o citricultor fa?a a inspe??o trimestral de seu pomar, objetivando identificar e eliminar as plantas com sintomas de greening, ficando ainda obrigado a apresentar dois relat?rios semestrais ? Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria ? CDA (15 de janeiro e 15 julho), comunicando  sobre a inspe??o, ocorr?ncia da doen?a e elimina??o de plantas doentes.

Nos relat?rios enviados referentes ao primeiro semestre de 2009, cerca de dois milh?es de ?rvores tinham sido eliminadas e 80% das propriedades com citros haviam entregado os relat?rios, os quais apontavam a presen?a da doen?a em 41% delas. Os ?ndices de ades?o do citricultor no combate ? doen?a tem crescido. Em 2008, os relat?rios vieram de 62% e 65% das propriedades, respectivamente nos meses de janeiro e julho. Outro dado importante est? no n?mero de p?s erradicados, o grande salto da casa de 1,5 milh?o naquele ano para tr?s milh?es mostra a agressividade da doen?a e o maior combate pelo citricultor.

?Este trabalho de inspe??o do produtor ? a melhor arma no combate ? doen?a?, afirma o secret?rio de agricultura e abastecimento, Jo?o Sampaio. O greening atinge todas as variedades e ? considerada a pior doen?a de citros no mundo, transmitida por um inseto vetor (o psil?deo Diaphorina Citri).  Os principais sintomas s?o ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deforma??o, redu??o e queda de frutos, matura??o irregular dos frutos, desfolha, seca e morte de ponteiros das ?rvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

INOVA??O - Pela primeira vez, o citricultor pode produzir e enviar os relat?rios pela internet utilizando o site da nossa Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria (CDA) ? www.cda.sp.gov.br. L?, o produtor preenche o relat?rio de inspe??o dentro do Programa de Controle do Greening, informando todos os dados necess?rios. Neste pr?ximo semestre, o objetivo ? que todos os produtores utilizem o servi?o online, permanecendo ainda a op??o de faz?-lo pessoalmente em qualquer unidade da defesa agropecu?ria espalhada pelo Estado.

A laranja ? o quarto item no valor da produ??o paulista, perde para cana, carne bovina e madeiras. Gera 400 mil empregos e as exporta?es de suco da fruta totalizaram US$ 1,60 bilh?o em 2009.

Informa?es:
Assessoria de Comunica??o
Tel.: 11 5067-0069 ? www.agricultura.sp.gov.br
Euzi Dognani/Adriana Rota/ Nara Guimar?es Patr?cia Aparecida da Silva (estagi?ria)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 585
Total: 3.923.090
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/