- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Governo discute estoque regulador com setor de suco de laranja

12/05/2011
Ministro da Agricultura terá encontro com representantes da indústria produtora da bebida; objetivo é garantir preços diante de aumento da safra

RIBEIRÃO PRETO - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, discute nesta quarta-feira, 11, em uma reunião às 16 horas, em Brasília (DF), a formação de um estoque regulador de suco de laranja com a indústria produtora da bebida. Participam do encontro representantes das quatro maiores processadoras do País - Cutrale, Citrosuco/Fischer, Citrovita e Louis Dreyfus - responsáveis por mais de 80% da produção e por quase 100% da exportação da bebida, além da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), entidade que representa as indústrias.

A Agência Estado apurou que na reunião o ministro irá oferecer à indústria um possível financiamento público para a formação desses estoques, como ocorre, por exemplo, com o etanol. Só que, ao contrário do combustível, cujo financiamento e a estocagem são regulamentados por lei, a indústria de suco não é obrigada a reter a produção da bebida.

Na semana passada, durante a divulgação da estimativa da safra de laranja do Estado de São Paulo, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), Rossi defendeu medidas para a recomposição de estoques de suco, que estão nos níveis mais baixos da história, de acordo com a indústria. Ainda na feira, Rossi teve uma reunião com os produtores na qual o assunto foi debatido. "No curto prazo, a medida seria interessante, falta só a indústria aceitar", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas.

Como a safra de laranja 2011/2012 deve ser grande, os produtores temem a queda do preço da fruta, após recordes históricos em 2010/2011, quando a caixa de 40,8 kg de laranja chegou a R$ 15. Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a indústria deve processar 302,99 milhões de caixas de laranja de pomares de São Paulo - maior produtor mundial da fruta - em 2011/2012, alta de 23,4% ante as 246,05 milhões de caixas de 2010/2011. Já a indústria estima que o processamento total, incluindo as frutas do Triângulo Mineiro, fique entre 320 milhões e 330 milhões de caixas.

Antes mesmo de os anúncios serem feitos, os preços do suco de laranja no mercado internacional e interno recuaram. Mas o mercado avalia que só uma sinalização do setor para a retenção de estoques seria suficiente para sustentar o preço da bebida e da fruta em alta, já que o Brasil praticamente domina o comércio mundial do suco.

Além do governo federal, o governo paulista também estuda medidas para reter o suco de laranja no mercado interno. O governador Geraldo Alckmin avalia um programa para a inclusão da bebida na alimentação nas escolas e nos presídios. A previsão é que o programa tenha potencial de consumo de 100 mil toneladas de suco por ano, ante uma produção total em torno de 1,5 milhão de toneladas.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 650
Total: 3.923.155
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/