- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Agosto inicia com chuva e nova onda de frio no centro-sul do Brasil Alerta de geada

05/08/2011
PREVISÃO DO TEMPO PARA O BRASIL NOS PRÓXIMOS DIAS: Alerta para nova onda de frio com condições para a formação de geada.

* Até o dia 02 de agosto a chuva ainda será frequente na maior parte do Sul do país e também há condições para algumas pancadas de chuva em áreas do Estado de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira.

* A partir do dia 03 de agosto, uma grande massa de ar polar avança pelo continente e deixa o tempo mais seco e com queda acentuada da temperatura no centro-sul do país. A Figura 3 indica que a média das temperaturas mínimas no período entre 03 e 07 de agosto ficará muito baixa.


Previsão de temperatura mínima média para o período entre 03 e 07 de agosto


* Especialmente entre os dias 03 e 05 de agosto, há condições para a formação de geada no Sul do país, em áreas do sul do Estado de São Paulo, no sul de Mato Grosso do Sul e nas localidades de maior altitude do Sul de Minas Gerais. No Paraguai, principalmente em áreas do centro-sul do país, também há condições para a formação de geada. As geadas mais fortes são esperadas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Estado do Paraná.

* No final da semana outra frente fria provoca chuva em áreas do Sul do país e também do Estado de São Paulo.

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Última semana de julho foi marcada por chuva no Sul do Brasil.

* Duas frentes frias passaram sobre o Sul do Brasil na última semana e provocaram bastante chuva na Região. A Figura 1 mostra a chuva acumulada até o dia 30 de julho (sábado). No mapa observa-se volumes de até 70 mm em áreas do centro do Rio Grande do Sul.


Chuva acumulada no período entre 24 e 30 de julho de 2011


* Entre o domingo (31) e a segunda-feira (01/08) a frente fria avançou mais e provocou chuva no Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul e no sul de São Paulo. No Paraná, a chuva acumulou volumes muito excessivos. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, no período entre 9 horas do dia 31 de julho e 09 horas do dia 01 de agosto, choveu 99 mm em Marechal Cândido Rondon, 152 mm em Castro e 173 mm em Ivaí.

* Enquanto isso, grande parte do Centro-Oeste, do Sudeste, o interior da Região Nordeste e o sul da Região Norte continuam com o tempo muito seco. A Figura 2 mostra que os índices de umidade do solo estão muito baixos nestas áreas.


Porcentagem de água disponível do solo em 01 de agosto de 2011


Fonte: Clima Tempo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 653
Total: 3.923.158
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/