- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


INDÚSTRIA NÃO COMPARECE EM AUDIÊNCIA EM ARARAQUARA

15/08/2008

 

As propostas feitas pelo mediador do Minist?rio P?blico do Trabalho, na ?ltima segunda-feira (11/8) - elabora??o de um cronograma de colheita e avalia??o, junto aos produtores, da retomada da colheita e do pagamento dos colhedores pelos dias parados - foram rejeitadas pelas ind?strias Citrovita e Fischer, em manifesta??o por escrito, enviada ? Superintend?ncia Regional do Trabalho e Emprego de Araraquara. Na segunda audi?ncia, ontem (14/8), os representantes do setor industrial ausentaram-se de forma injustificada da discuss?o do problema. A chefe do Setor de Rela?es de Trabalho, Miriam Gisela Vaccari, informa o recebimento de reclama??o de colhedor de laranja contratado pela Louis-Dreyfus Commodities, afirmando a paralisa??o da colheita e a demiss?o de uma turma de 40 colhedores, em fun??o dos baixos sal?rios. A den?ncia tamb?m d? conta da n?o devolu??o das carteiras de trabalho dos colhedores e do pagamento das verbas rescis?rias, fato tamb?m relatado pelo Condom?nio D?cio Torelli, de Araraquara, que a partir do dia 18 de agosto dever? reduzir o n?mero de trabalhadores na colheita por conta do fechamento da unidade da Fischer, em Mat?o.

Os produtores, representados pela Associtrus, Sindicatos Rurais e Faesp, reafirmaram a situa??o dif?cil em que se encontram e informar?o que, segundo a ind?stria, a paralisa??o da colheita dever? se estender por 30 dias. Os representantes da Associtrus, Fl?vio Viegas e Renato Queiroz, refor?aram que a ind?stria ? oligopolista, fato comprovado com a aus?ncia coletiva ? audi?ncia. ?Estes acontecimentos devem ser levados ao Cade como forma de combater o cartel existente no setor?, frisa Viegas.

A Feraesp (Federa??o dos Empregados Rurais Assalariados de S?o Paulo), representada por seu presidente, ?lio Neves, fez um retrospecto hist?rico do setor, da utiliza??o de falsas cooperativas ? situa??o atual dos condom?nios; afirmou a subordina??o dos produtores ?s ind?strias, que s?o quem determina o per?odo da colheita e o pre?o pago pela fruta; e refor?ou que a falta coletiva comprova a for?a e o desprezo que o setor industrial tem pelos trabalhadores, produtores e o pr?prio Estado, reafirmando a exist?ncia de cartel pelas ind?strias de suco de laranja.

O Minist?rio P?blico do Trabalho da 15? Regi?o acenou a possibilidade de busca da tutela judicial para a solu??o do problema e para a necessidade de serem apurados os fatos e trazidos os elementos comprobat?rios, atrav?s de depoimentos e provas documentais. Representantes da Associtrus, da Faesp, da Feraesp e de Sindicatos Rurais consultar?o suas bases e deliberar?o com o objetivo de buscar solu??o pol?tica, administrativa e jur?dica. A Feraesp acionar? os ?rg?os estatais (MTE e MPT) em busca da aplica??o das leis nos casos relatados.

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 584
Total: 3.923.089
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/