- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Que pena ...

22/08/2008

 

Esvaziada, a Associa??o Brasileira dos Exportadores de C?tricos (Abecitrus) volta-se agora ao exterior. Criada em 1988 por iniciativa da Cutrale, a entidade chegou a ter 30 membros em 1993, mas, com a consolida??o do mercado - e tamb?m com o desligamento de outras associadas -, ela mant?m como s?cia, desde o fim de 2005, apenas a empresa fundadora. 

 

"Est?vamos com poucas tarefas e maior liberdade de agenda. N?o vamos mais atuar como representantes pol?ticos do setor e nas negocia?es da ?rea agr?cola com o governo. O mundo mudou nos ?ltimos dez anos, e nosso mercado tamb?m", diz o presidente da Abecitrus, Ademerval Garcia. 

 

Nesse per?odo, afirma ele, ocorreu uma redistribui??o de for?as no segmento. China e ?ndia ganharam peso como consumidores de suco de laranja e tamb?m aceleram iniciativas para ganhar maior relev?ncia no plantio da fruta. Com isso, o foco da Abecitrus passar? a ser um contato mais direto com potenciais compradores no mercado externo do que a representa??o dos exportadores no Brasil. 

 

A entidade manter? suas atividades no pa?s, mas algumas de suas tarefas ser?o reduzidas. O acompanhamento dos dados de produ??o e exporta??o, por exemplo, que era atualizado mensalmente, passar? a ser divulgado apenas no fim do ano civil e no encerramento da safra. 

 

A atua??o da Abecitrus dever? ter como base f?sica um escrit?rio a ser montado na Europa central, em local ainda a ser definido. Mesmo essa mudan?a n?o ? priorit?ria para a guinada de foco. "Pode-se trabalhar com escrit?rio virtual", diz Garcia. 

 

A op??o pela Europa ? a maior facilidade de acesso a mercados de grande potencial, como o asi?tico, e tamb?m ao mercado americano. "Do ponto de vista geogr?fico, o Brasil ficou longe da nova realidade do setor", afirma. O dirigente, recentemente reeleito, tem mandato a cumprir at? 2012. 

 

No mercado, a consolida??o do setor ? tida como um dos motivos para o esvaziamento da entidade. Citrosuco, do grupo Fischer, e a Louis Dreyfus Commodities (na ?poca Coinbra), desligaram-se da Abecitrus no fim de 2005. Meses antes haviam sa?do a Citrovita e a Cargill, que desistiu de investir em suco de laranja no Brasil, a Bascitrus e a Montecitrus. "Agora vamos ficar mais pr?ximos de quem compra do que de quem vende", afirma Garcia. 

 

Fonte: Patrick Cruz, do Valor Econ?mico de S?o Paulo


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 592
Total: 3.923.097
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/