- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Citricultura: Maior fazenda do PR tem 870 hectares

05/10/2011
04/10
Osmar Nunes, correspondente

A maior fazenda de laranja do Paraná tem 870 hectares e 400 mil pés da fruta, tamanho de área comum em cultivos como o da soja. Na fazenda Urupês, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste), as laranjeiras mais velhas ainda não completaram 4 anos.

Os pomares mudaram a paisagem da propriedade, que era considerada improdutiva até pouco tempo e chegou a ser ocupada por um grupo de sem-terra. Depois disso, oito empresários de segmentos diversos criaram a Agroindustrial Citros Par e passaram a investir na citricultura local.

Hoje, a Urupês virou modelo na região pelo aproveitamento de áreas degradadas com a laranja. O responsável técnico pelo pomar, Paulo Edson Pa¬¬¬ranhos de Mesquisa, percorre os 13 quilômetros de extensão da propriedade com orgulho para ver as plantas se desenvolvendo e produzindo. A fa¬¬¬zenda mantém 26 empregados na colheita. Já chegou a ter 120 trabalhadores. A produção deste ano ainda não foi calculada porque as plantas não atingiram o pico de produção.

O negócio empolgou tanto o grupo da Citros Par que arrendou uma área próxima com 387 hectares e já tem plantados 228 mil pés de laranja. A intenção do grupo é plantar mais e estimular a região a cultivar até 4 milhões de pés da fruta para viabilizar a instalação de uma indústria na região nos próximos anos.

Gilberto Pratinha e outros sócios mantêm em Paranavaí um viveiro de mudas com capacidade para produzir 2 milhões de exemplares ao ano. De acordo com o empresário, entre 2002 e 2008, foram plantados em torno de 7.500 hectares. Mas de lá para cá, o plantio se estabilizou em média de 700 hectares ao ano. Para ele, o desafio será conseguir novos produtores para ampliar os plantios a partir de 2013, porque os atuais citricultores já chegaram ao limite de área em suas propriedades.

Para o prefeito de Cruzeiro do Oeste, Valter Rocha, a laranja pode avançar muito na região, onde há clima propício e solo perfeito para a cultura. ?É isso que estamos mostrando com exemplos aos produtores e esperamos conseguir conscientizar a todos sobre a importância de uma atividade que gera empregos, melhora a arrecadação e torna as áreas mais produtivas?, disse.


Gazeta do Povo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 581
Total: 3.923.086
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/