- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Deputados unem-se em defesa da Citricultura

25/10/2007
Frente, pede melhor pre?o para caixa da laranja
O lan?amento da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, realizado na manh? desta quarta-feira, 24/10, na Assembl?ia Legislativa, reuniu parlamentares e executivos de v?rios munic?pios paulistas. O coordenador da Frente, deputado Davi Zaia (PPS), acredita que essa unifica??o de esfor?os vai ajudar o setor a enfrentar melhor os problemas que a citricultura tem enfrentado.
Al?m do combate ao greening ? doen?a provocada por bact?ria e que tem afetado os laranjais com a deforma??o dos frutos e provocado sua queda, o deputado entende que a distribui??o dos lucros deve ser realizada de forma mais eq?itativa. Durante o evento, os produtores reclamaram que o pre?o da laranja est? defasado, mas o pre?o final do suco ? satisfat?rio para a ind?stria. Zaia entende que a frente pode ajudar nessa negocia??o, bem como cobrar maior fomento ? pesquisa no combate ? praga.
A cobran?a de impostos sobre os produtores de laranja foi apontada pelo deputado Roberto Massafera (PSDB) como ?outra praga? para o setor. Ele disse que, at? 1982, n?o se cobravam impostos dos agricultores, mas a partir da?, eles foram onerados com impostos, taxas e contribui??o social. Massafera reclama principalmente desta ?ltima, uma vez que os recursos da contribui??o, cobrada pela Uni?o, n?o retorna em benef?cio para os munic?pios.
O l?der de governo no Parlamento, deputado Barros Munhoz (PSDB), declarou que sabe das dificuldades que o setor tem enfrentado. ?O legislador de S?o Paulo quer que a citricultura seja boa n?o s? para alguns segmentos, mas para todos?, disse o l?der.
Presidente da Comiss?o de Agricultura da Assembl?ia, o deputado Alo?sio Vieira (PDT) colocou aquela Comiss?o ? disposi??o dos citricultores e dos que industrializam o produto. Aldo Demarchi (DEM), tamb?m membro da Comiss?o de Agricultura, disse que tem acompanhado a luta dos produtores, que ?geram muitos empregos na zona rural e no setor de transportes?, ressaltou.
Ant?nio Junqueira, representando o secret?rio de Agricultura e Abastecimento do Estado, frisou a import?ncia do setor na economia brasileira. Segundo Junqueira, a citricultura paulista emprega mais de 400 mil trabalhadores, ? respons?vel por 80% da produ??o nacional e responde por 95% da exporta??o de laranjas do Brasil. ?A cada dez garrafas de suco vendidas no mundo, cinco s?o de produto brasileiro?, estimou Junqueira.
O representante da Associa??o Brasileira de Citricultores, Fl?vio Pinto Viegas, alertou sobre a diminui??o da renda dos citricultores afeta a capacidade deles resolverem os problemas que t?m de enfrentar. Ele pediu ??nfase e presteza? aos parlamentares na quest?o do pre?o da laranja.
Antonio Crestano, que trabalha com exporta??o de laranja, disse que o baixo valor do d?lar aliado a um crescimento de quase 40% nos custos da produ??o t?m tornado a situa??o ?insustent?vel?. J? Ademerval Garcia, da Associa??o Brasileira de Citrus, louvou a uni?o entre os parlamentares e Secretaria da Agricultura. Segundo Garcia, na Fl?rida, importante p?lo produtor de laranja, os parlamentares atuam de forma efetiva na prote??o dos citricultores.
Os deputados Jo?o Caramez (DEM) e Cido S?rio (PT), ambos signat?rios da frente, estiveram no lan?amento e manifestaram apoio aos produtores. Caramez sinalizou que pode haver pedido de emendas ao or?amento para o combate ao greening. Ele lembrou tamb?m que em recente audi?ncia p?blica da Comiss?o de Agricultura e Abastecimento, prop?s a ado??o de medidas para que os citricultores possam se utilizar dos cr?ditos de ICMS para financiar a erradica??o de planta?es infectadas

Fonte: Assembl?ia Legislativa de S.Paulo

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 653
Total: 3.923.158
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/