- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fusão na indústria da laranja "esmagará" citricultor

26/05/2010
Terra Magazine

H? pouco mais de 20 anos, costumava ver a cidade de It?polis, em S?o Paulo, com olhos esperan?osos. Trabalhando na ?rea comercial de uma empresa de adubos, eu podia ter certeza de cumprir as metas de vendas para a cultura na regi?o. Na ?poca, a cidade tinha o t?tulo de maior produtora de laranja do mundo.

Na semana passada, visitando a cidade, distante 365 km da capital, a coluna constatou, com tristeza, pontos que as estat?sticas escondem, mas seus habitantes n?o.

O estado ainda participa com quase 80% da produ??o nacional de citros. It?polis ainda ? uma grande produtora. Em 2008, o IBGE, em Produ??o Agr?cola Municipal, apontou uma ?rea colhida de 26.000 hectares de laranja no munic?pio, superada apenas por Rio Real, na Bahia. A produ??o, 469.000 toneladas da fruta, ficou abaixo da cidade baiana e de Agua? (SP) e Casa Branca (SP). At? a?, nenhum desastre fora a perda do t?tulo honroso. A produtividade - quantidade produzida por hectare -, no entanto, perdeu para 15 munic?pios.

Muitos "causos" contam para tal virada. Pre?os, estiagem, avan?o da cana-de-a?car, pragas e doen?as, como o "greening", doen?a de origem bacteriana e sem controle eficaz at? agora. Nada, enfim, que agricultores n?o saibam enfrentar. Mas n?o ? s?.

Em It?polis, e outras cidades do universo citricultor de S?o Paulo, as lavouras se originaram e assim permaneceram por um bom tempo, de pequenos produtores, 70% deles donos de pomares menores do que 50 hectares.

? justamente esse o quadro que est? sendo destru?do. Assim como a cultura, gradativamente, vai se deslocando para outras regi?es - Bahia, norte do Paran?, Tri?ngulo Mineiro - o citricultor tradicional, outrora s?lido, vai se desmanchando no ar.

De propriet?rios a arrendat?rios das grandes empresas esmagadoras; do cultivo de pomares ao plantio de cana, ainda como arrendat?rios; e se nem isso, passam a encarar as olericultura e horticultura. Frut?feras e apicultura, tamb?m valem.

Mais do que os per?odos de clima adverso e os altos custos de aduba??o e controle fitossanit?rio, obst?culos sempre vencidos, a impossibilidade de um com?rcio justo para a sua produ??o ? que os est? deslocando da sobreviv?ncia.

Assunto que j? foi tratado aqui, de forma desesperan?ada, quando se exp?s que as concentra??o e verticaliza??o, em m?os de quatro grandes grupos industriais - Cutrale, Citrosuco (Fischer), Citrovita (Votorantim) e Louis Dreyfus - impunham pre?os e cl?usulas contratuais que esgoelavam o citricultor. E otimista, quando se via avan?arem investiga?es que poderiam comprovar a exist?ncia de um cartel no setor. O processo na Justi?a, com documentos apreendidos pela Pol?cia Federal, em 2006, ainda n?o foi a julgamento.

Mas tudo pode piorar. Para as empresas ainda ? muito baixo o grau da concentra??o do setor. Em um processo que caracteriza a fase atual do capitalismo brasileiro, querem mais, e Citrosuco e Citrovita pleiteiam ao CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica, a sua fus?o. O esmagamento, no sentido industrial e humano, seria comandado n?o mais por quatro grandes grupos, mas tr?s.

Para a advogada da Citrovita, Giani Nunes de Ara?jo, mencionada em mat?ria de Juliano Basile, no "Valor", de 21/05, as empresas "querem reduzir custos, ganhar efici?ncia e ser mais competitivas no mercado mundial". Muito justo, mas talvez por esquecimento nada foi dito sobre transferir algo desse ganho para o citricultor.

A nova empresa resultante da fus?o se tornar? l?der mundial na produ??o de suco de laranja. T?tulo que It?polis n?o tem mais.

Rui Daher ? administrador de empresas, consultor da Biocampo Desenvolvimento Agr?cola.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 623
Total: 3.923.128
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/